O que fazer quando você está com diarreia

Unknown | quarta-feira, abril 17, 2013 | 0 comentários





O que fazer quando você está com diarreia!

Tratando a diarreia

A não ser que a diarreia persista, o que pode sinalizar um problema mais grave, você normalmente não encontra a sua causa. Tratamentos para um surto provisório são direcionados a aliviar os sintomas e a impedir a desidratação, conseqüência mais grave da diarreia. Se você está sofrendo de diarreia  as dicas a seguir podem aliviar os sintomas.

Aguente até passar. Se você não for muito jovem ou idoso ou não estiver sofrendo de nenhuma doença crônica, o melhor a ser feito é aguentar a diarreia por alguns dias. Afinal de contas, ela normalmente é apenas a maneira natural do seu corpo se livrar de algo que não deveria estar lá.

A desidratação é a conseqüência mais grave diarréia.


















                                   2006 Publications International, Ltda.

   A desidratação é a conseqüência mais grave da diarreia
Mantenha-se hidratado. Você pode perder muito líquido com a diarreia  mas perde também eletrólitos, minerais como o sódio e o potássio, que são fundamentais para o funcionamento do seu corpo. Eis aqui como substituir o que você está perdendo:
  • beba muito líquido - consuma oito copos de líquidos por dia, ou 12 copos se estiver com febre. A água pura não fornece todos os eletrólitos, mas é uma boa opção para ajudar a substituir líquidos que você tenha perdido. Outras opções incluem chá fraco com pouco açúcar, bebidas esportivas, refrigerantes sem gás e sucos de fruta, exceto maçã e ameixa seca, que têm efeito laxante;

  • compre uma fórmula de substituição de eletrólitos que não necessite de prescrição médica. Pedialyte, Rehydralyte e Ricelyte podem estar disponíveis em uma drogaria local e não necessitam de prescrição médica. Essas fórmulas contêm líquidos e minerais na proporção adequada.
Os líquidos ingeridos devem estar frios, mas não gelados. Seja o que for que você escolha para beber, mantenha a bebida fria. Dê pequenos goles, não engula tudo de uma vez; será mais fácil para o seu organismo se você tomar pequenos goles freqüentes do que beber um copo inteiro de uma só vez.

Tome um pouco de canja de galinha. Tome-a morna ao invés de quente e adicione um pouco de sal se ainda não estiver salgada.

Descanse. Dê ao seu corpo uma chance de combater o micro-organismo que está causando a diarreia.

Ponha uma bolsa de água quente sobre a sua barriga. Isso pode ajudar a aliviar as câimbras abdominais.

Experimente iogurte. Escolha um tipo que contenha lactobacilos vivos, bactérias amigas que normalmente vivem no aparelho digestivo. Mesmo pessoas com intolerância à lactose normalmente aceitam bem esse tipo de iogurte.

Coma alimentos de fácil digestão. Uma boa escolha inclui sopa, gelatina, arroz, macarrão instantâneo, bananas, batatas, torradas, cenouras cozidas, bolachas salgadas e carne de galinha sem pele.

Tome o remédio certo. Parar a diarreia com uma medicação que não necessita de prescrição médica pode não ser a melhor escolha, já que a diarreia provavelmente reflete a tentativa do seu corpo em livrar-se de uma bactéria importuna. 


Não consuma laticínios. Evite  leite,  queijo e outros produtos derivados do leite (exceto o iogurte, a menos que você normalmente não o tolere muito bem) quando tiver diarreia   e por um período de três semanas após estar curado. O intestino delgado, onde o leite é digerido, é afetado pela diarreia e não irá funcionar muito bem por um tempo. 

Corte a cafeína. Do mesmo modo que estimula seu sistema nervoso, a cafeína também, estimula o funcionamento do seu intestino. E essa é a última coisa que você precisa quando está com diarreia.

Diga não aos doces. Elevadas concentrações de açúcar podem aumentar a diarreia. O açúcar das frutas pode fazer o mesmo.

Evite alimentos gordurosos ou ricos em fibra. Esses são os mais difíceis para você digerir neste momento. O seu sistema digestivo necessita de alimentos mais e suaves.



Se você for um adulto normal e saudável, a diarreia não é uma grande preocupação. Ela pode, no entanto, ser muito séria para outros segmentos da população. Na próxima seção, veremos como a diarreia é uma ameaça particular aos idosos e bebês.



Essas informações têm propósitos apenas informativos. ELAS NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.

Os produtos com nomes de marca mencionados nesta publicação são marcas registradas ou marcas de serviço de suas respectivas empresas. A menção de qualquer produto nesta publicação não constitui um endosso pelos respectivos proprietários da Publications International, Ltd. ou da HowStuffWorks.com, nem constitui um endosso por nenhuma dessas empresas de que seus produtos devam ser utilizados da maneira descrita nesta publicação.

Category:

0 comentários