13 ervas que tratam e curam
13 ervas que tratam e curam
Já está mais do que comprovado pela ciência: a natureza tem um poder incrível para prevenir e curar doenças. Aprenda você também a usar chás e temperos a seu favor
Quem nunca ouviu dizer que chá de camomila acalma, ou que alho é tiro e queda contra a gripe? Atualmente, muitos cientistas pesquisam o poder dos produtos naturais e a aplicação deles na medicina. O uso de plantas para tratar algumas doenças é chamado de fitoterapia. Se você não bota muita fé na força das ervas, saiba que a maioria dos remédios vendidos nas farmácias é feita à base de vegetais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 60 medicamentos que combatem o câncer levam algum tipo de planta na fórmula. Grazi Massafera reconhece a importância de uma alimentação natural para manter a saúde. Ela adora um chazinho de camomila para relaxar e usa fitoterápicos para cuidar da beleza. "Quando uso cosméticos caseiros, estou passando no meu corpo o que há de melhor", conta. Faça como Grazi e inclua alimentos do bem no seu prato.
Diurética, melhora o funcionamento dos rins e combate vários tipo de doenças do coração.
Atenção: Deve ser consumida com moderação por grávidas, pois pode facilitar sangramentos.
O chá das sementes dessa plantinha do bem é digestivo. Evita cólicas de estômago e intestino, diminui a produção de gases e melhora o hálito. Alivia o enjoo em gestantes. Além disso, tem um sabor agradável.
ALHO
Combate vários tipos de inflamação. Previne trombose, pressão alta e câncer. Tem ação antibacteriana.
É analgésica, antibiótica e anti-inflamatória. Regula o colesterol, reduz risco de infarto, alivia dores de cabeça e ajuda no tratamento da rinite alérgica. Detalhe: quanto mais picante for a pimenta, melhor.
Atua contra gripe e inflamações. Trata complicações comuns em quem tem diabetes, como catarata e doenças nos rins. Melhora dores de cabeça decorrentes da má digestão e é eficaz contra a depressão.
Feito a partir da azeitona, reduz o mau colesterol, protege o coração e facilita a digestão.
Atenção: Ele faz bem à saúde, mas consuma com moderação. Cada colher (sopa) tem 90 calorias!
Protege a saúde do intestino, impede a formação de coágulos no sangue, reduz a pressão arterial e controla o colesterol. Deve ser consumida picadinha e crua para garantir os benefícios à saúde.
É afrodisíaco e trata gripe, dor de garganta e má digestão. Ajuda a aliviar amigdalite, gripes, resfriados, gases, cólicas e dores musculares.
Atenção: Não é indicado para mulheres com menos de três meses de gravidez.
SALSA
Facilita a digestão, protege o coração e controla o colesterol. É eficiente contra a depressão e a ansiedade.
Atenção: Pesquisas sugerem que, em doses muito altas, a planta rouba ferro do organismo.
BOLDO
Previne problemas do fígado e do estômago, estimula a digestão e melhora o humor.
Combate a anemia, facilita a digestão, alivia cólicas e elimina bactérias dos alimentos.
Atenção: Se houver exagero no consumo, a planta pode ter efeitos tóxicos nos rins, principalmente em gestantes e crianças
Essa especiaria combate infecção urinária, cólicas e tosses.
Category:
Nosso Senhor, nos deu tudo!! Quem diria, cada condimento e um poder de cura para alguma enfermidade, além de dar sabor a comida!
ResponderExcluir