O que é ceratocone?
O que é ceratocone?
Ceratocone é caracterizada pela abaulamento e afinamento da córnea
Ceratocone é a deterioração da estrutura da córnea com abaulamento gradual córnea, que passa da forma arredondada normal para um formato de cone. Essa condição é indolor e não inflamatória e se caracteriza pelo afinamento e pela perda de rigidez da parte central da córnea, provocando distorção e embaçamento das imagens, similar à provocada por altos graus de astigmatismo. Sua origem é genética e pode ser hereditária.
A ceratocone é descoberta com frequência na adolescência. Ela começa por volta dos 16 anos de idade, evoluindo até perto dos 40, quando estabiliza. Sua causa é desconhecida e em 90% dos casos é bilateral. A cura total se dá somente com o transplante de córnea. O problema é mais comum em usuários de lentes de contato e míopes. Alguns pesquisadores acreditam que alergias possam contribuir para a doença.
O sintoma precoce da ceratocone é o borramento súbito da visão - não corrigível com óculos -, que é confundido com astigmatismo. (A visão é geralmente corrigível para 20/20 com lentes de contato de gás-permeável.) Em estágios mais avançados, o sintoma clássico da ceratocone é a distorção substancial da visão, com múltiplas imagens fantasmas, raios e sensibilidade à luz. A acuidade visual também é deteriorada, e o paciente tem dificuldade para enxergar de perto, de longe e à noite. Durante o estágio ativo da doença as mudanças podem ser rápidas. Os pacientes reclamam das constantes mudanças de grau dos óculos.
A ceratocone pode ser diagnosticada em um exame biomicroscópico da córnea. Casos nos primeiros estágios da doença podem exigir uma tomografia corneana computadorizada, um teste que fornece uma mapa topográfico da curvatura da córnea. Quando a ceratocone está avançada, a córnea pode ficar mais fina em algumas áreas. Isso pode ser medido com um teste indolor chamado paquimetria ultrassônica.
Lentes de contato são o principal e mais satisfatório tratamento para a maioria dos pacientes com ceratocone. Casos graves podem exigir um transplante de córnea. As tecnologias mais novas podem usar energia de rádio de alta frequência. Essa energia contrai as bordas da córnea, que empurra a área central de volta para uma forma mais normal. Isso pode ajudar a adiar ou a evitar a necessidade do transplante.
Na maioria dos casos a visão pode ser corrigida com lentes de contato gás-permeáveis. Quando é necessário o transplante de córnea, os resultados são geralmente bons depois de um longo período de recuperação.
Não existem medidas preventivas. Alguns especialistas acreditam que pacientes com o problema devem fazer um tratamento agressivo para alergia ocular e não devem esfregar os olhos.
Category:
0 comentários