Doença, Tratamento e Dicas para o REFLUXO
DOENÇA DO REFLUXO
O refluxo gastroesofágico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago, normalmente com pH ácido, embora possa ser também de conteúdo biliar, neste caso chamado refluxo alcalino.
O refluxo, por conter material ácido, atinge a faringe e até a boca, provocando, tal como na pirose, ardor, queimação e mal estar.
A sintomatologia mais comum é a azia (sensação de queimor retroesternal e epigástrica, que pode subir até à garganta) e sensação de regurgitação. Entretanto, a ocorrência eventual de azia não significa caso da doença, embora sua ocorrência em períodos relativamente curtos seja indicativo de seu desenvolvimento.
Pode ocorrer também dor no precórdio, em queimação, simulando uma dor cardíaca, problemas respiratórios (asma, broncopneumonia) ou do orofaringe (tosse, pigarro ou rouquidão). Os sintomas de pirose e dor podem ser aliviados com a ingestão de antiácidos. Os fatores predisponentes mais comuns são a presença de hérnia do hiato esofágico, obesidade e tabagismo, entre outros.
A presença de bile refluída do duodeno parece ter muita importância em um tipo mais grave de DRGE, chamado de Esôfago de Barrett. Este tipo está intimamente ligado ao câncer de esôfago.
Dificuldade para engolir e dor torácica crônica, e ainda pode incluir tosse, rouquidão, alteração na voz, dor crônica no ouvido, dores agudas (pontadas) no tórax, náusea ou sinusite
Nas pessoas normais, o conteúdo do estômago (comida ou ácido clorídrico) não volta ou reflui para o esôfago com frequência. Entretanto, nas pessoas com doença do refluxo, o ácido ou a comida do estômago pode voltar para o esôfago ou mesmo para a garganta e boca. Quando o ácido volta para o esôfago ou garganta ele pode causar vários sintomas ou problemas nestas estruturas, como:
Queimadura no esôfago ou no peito (azia, pirose ou esofagite) e dificuldade para engolir alimentos.
refluxo de ácido ou comida para o peito ou garganta.
Queimadura na garganta; tosse; garganta irritada; coceira na garganta; rouquidão (laringite).
Asma brônquica ou bronquite.
Sangramento e anemia.
O que causa a doença do refluxo
O enfraquecimento da válvula (cárdia) que fica entre o esôfago e o estômago permite que o ácido ou comida do estômago volte para o esôfago. A causa do enfraquecimento desta válvula ainda não foi completamente esclarecida.
Para chegar até o estômago, o esôfago passa através de uma abertura no diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen). Quando esta abertura é grande, parte do estômago sobe para dentro do tórax, formando a hérnia de hiato. Esta hérnia enfraquece a válvula e aumenta o refluxo. o fumo, cafeína, álcool e obesidade podem piorar o refluxo.
Tratamento do refluxo
A doença do refluxo gastroesofágico, também conhecida como esofagite de refluxo, é uma condição muito comum. A sua Incidência está aumentando nos últimos anos. Cerca de 50% das pessoas apresentam sintomas diários da doença de refluxo.
A doença aumenta coma idade, mas pode ocorrer em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos.
O diagnóstico da doença é baseada nos sintomas do paciente, mas sempre deve ser confirmado com a realização de exames. os mais importantes é a endoscopia digestiva alta. outros exames como radiografia, pH metria e monometria do esôfago e laringoscopia podem ser importantes em alguns casos.
Os Tratamentos
O tratamento adequado da doença do refluxo é importante para evitar prejuízos a sua saúde. Se você não fizer o tratamento corretamente, além de poder apresentar sintomas desagradáveis que pioram a sua qualidade de vida, você poderá ter complicações graves com o tempo.
Tratamento Clínico
O tratamento clínico consiste do uso de medicamentos e de alterações no hábito alimentar e de outros aspectos do estilo de vida.
Atualmente existem vários medicamentos potentes que reduzem acentuadamente a produção de ácido no estômago e consequentemente diminui o refluxo de ácido para o esôfago. Alguns desses medicamentos são o Omeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol, rabeprazol e Esomoprazol. Geralmente os medicamentos não curam a doença mas aliviam seus sintomas durante o período em que há o tratamento, más ao suspender o tratamento os sintomas retornam.
Tratamento Cirúrgico
A operação é realizada com anestesia geral e consiste na correção de hérnia de hiato (fechamento da abertura exagerada no diafragma com alguns pontos) e confecção de uma válvula para eliminar o refluxo. A válvula é feita com tecidos próprios do organismo, não é colocado nenhum material estranho.Esta operação pode ser facilmente realizada por laparoscópia na maioria dos pacientes (operação dos furinhos).
As vantagens da operação:
- Recuperação rápida do paciente - cerca de 2 semanas o paciente pode retornar suas atividades normais inclusive esportivas.
- Resolução completa e definitiva da doença.
- Pouca dor pós-operatória.
- Cicatriz cirúrgica mínima.
- Risco de infecção pequeno.
Category:
0 comentários