Remédios e maquiagem não devem ser guardados no banheiro.

Unknown | sábado, fevereiro 09, 2013 | 0 comentários




Remédios e maquiagem não devem ser guardados no banheiro.

Ambiente úmido e quente do banheiro favorece a proliferação de bactérias. Medicamentos devem ser guardados em caixas com etiquetas da validade.

A organização da casa pode prevenir riscos e até mesmo interferir na saúde da família. Por exemplo, o hábito de guardar remédios e maquiagens no banheiro não é aconselhável já que o ambiente quente e úmido pode favorecer a proliferação de bactérias, como alertou a dermatologista Márcia Purceli no programa Bem Estar.

A recomendação, no caso da maquiagem, é que ela seja guardada em uma caixa ou maleta, dentro de um armário arejado e seco.


É importante também prestar atenção a mudanças no cheiro, textura e cor, sinais que podem indicar que o produto não está bom. Nesse caso, ele não deve ser mais usado para evitar irritações na pele.

A dica, no caso dos medicamentos, é usar caixas de plástico, de preferência com divisórias. Cada um desses compartimentos pode guardar tipos diferentes de remédios, sempre etiquetados com o nome e a validade.

No entanto, é preciso cuidado com a automedicação - os remédios servem apenas para casos de emergência. De acordo com o infectologista e clínico geral Caio Rosenthal, medicamentos como analgésicos, antieméticos (para náuseas e vômitos), antialérgicos, antidiarréicos, antiácidos ou para assaduras são alguns dos que podem ser mantidos em casa, ao contrário dos antibióticos e anti-inflamatórios.

No caso das pomadas, a dermatologista Márcia Purceli alerta que se elas estiverem com uma cor diferente, mais amarelada, é sinal de que elas oxidaram.

Para verificar melhor, a dica é tirar o conteúdo da borda e observar se, por dentro, a cor continua normal. Caso esteja, na hora de passar na lesão, não é recomendável pegar diretamente a pomada do bastão para não contaminá-la - é melhor colocar uma pequena quantidade no dorso das mãos e, depois com o dedo, aplicá-la no machucado.

Dicas também de higiene para os guarda-roupas. É importante tirar as roupas e sapatos e passar um pano úmido com vinagre no armário e também nos cabides. 

Antes de guardar, a dica é passar um pano seco e deixar o guarda-roupa arejar um pouco. 

Para eliminar as traças, a especialista indica colocar sachês com cravo ou cedro; já o mofo pode ser combatido apenas com um sachê fechado com giz.

Para ter mais espaço no armário e conseguir visualizar as roupas com maior facilidade, a dica é acompanhar a estação. Por exemplo, no verão, roupas mais pesadas podem ser guardadas em baús e caixas; já no inverno, é hora de "esconder" as peças mais leves e de praia.

Já os sapatos devem ter cuidados ainda maiores antes de serem guardados. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, é importante colocar um antisséptico ou spray, limpar a sola e passar um pano desinfetante antes de colocá-los no armário. O ideal é que eles fiquem longe das roupas, dentro de caixas ou em pequenos sacos.

Anticoncepcionais

O programa Bem Estar recebeu o ginecologista José Bento para falar sobre o uso dos contraceptivos. A dúvida sobre os riscos desse medicamento começou após a polêmica com o Diane 35, que teria sido responsável pela morte de 4 pessoas por trombose nos últimos 25 anos.


Segundo o médico, em todas as bulas há o aviso do risco de trombose, porém é importante saber que o risco só existe para mulheres com mais de 35 anos, obesas, fumantes, sedentárias e com histórico da doença na família. Quem não está dentro de nenhum desses grupos não deve parar de tomar o Diane 35.
 

Porém, é preciso prestar atenção também nas varizes - se forem grandes, azuladas e salientes, podem indicar o risco de trombose e, nesse caso, é indicado suspender o uso da pílula.

FONTE: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/remedios-e-maquiagem-nao-devem-ser-guardados-no-banheiro.html

Category:

0 comentários