AS DORES E ALEGRIAS DA MULHER MODERNA! Segunda Parte.

Unknown | segunda-feira, fevereiro 11, 2013 | 0 comentários





Cigarro + anticoncepcional: uma combinação explosiva



Uma das principais "broncas" dadas pelos ginecologistas nas pacientes fumantes é relacionada à perigosa combinação entre o cigarro e as pílulas anticoncepcionais. "Eu costumo dizer que o que faz mal é o cigarro, não o anticoncepcional. O cigarro prejudica a circulação, enquanto a pílula contribui para o aumento da coagulação do sangue. Juntos, um potencializa o outro. A combinação destes dois fatores, depois dessa idade, aumenta as chances de AVC e infarto, além de comprometer toda a parte sanguínea", diz a ginecologista Lucila.
Ela recomenda, para as mulheres que não conseguem abandonar o cigarro, que parem de tomar a pílula após os 35 anos, optando por métodos alternativos como o DIU (dispositivo intrauterino  ou a camisinha.
A ginecologista Daniela alerta também para outros males: "essa mistura pode causar trombose e problemas circulatórios. Além disso, o cigarro aumenta o risco do câncer no colo do útero", explica

Intestino preso

Ir ao banheiro com frequência é uma dificuldade para muitas mulheres. Segundo observação clínica da ginecologista Daniela, isso também é coisa da vida moderna: fora do ambiente domiciliar, a mulher se sente mais retraída. "Antigamente, as mulheres passavam a maior parte do tempo em casa. Trabalhando, ela inibe a vontade e acaba ressecando, ou seja, ela vai contra a natureza."
Ela acredita que a alimentação saudável é a principal solução para eliminar os desconfortos intestinais e, com isso, evitar problemas ainda maiores ao longo da vida. "Este problema aumenta as chances de câncer de intestino, um tipo de doença que aumentou muito nos últimos anos em mulheres pós-menopausa", analisa.

Beber pouca água ou substituir por outros líquidos


Aquela garrafinha em cima da mesa do trabalho está com a água parada há dias? Esse é um sinal de perigo que reflete a realidade de muitas mulheres, segundo Daniela. "Em geral, as mulheres não bebem muita água. Isso facilita o surgimento de infecções e as queixas urinárias em geral."
Ela lembra que a água também é vital para o bom funcionamento do intestino e ainda mais importante para as mulheres que estão amamentando. "O leite é muito rico em água, então, a própria natureza cuida para que a mulher tenha sede. Mas não basta ter sede, ela tem que tomar água, porque é primordial para a amamentação e para a saída do leite, que é o alimento principal da criança até pelo menos os seis meses de vida."

Segurar o xixi


A vontade de fazer xixi sempre pode esperar mais um pouquinho diante de tantas coisas urgentes para serem feitas, no trabalho e em casa. Mas o que muitas mulheres se esquecem é que, mais importante do que tudo, é a própria saúde. Adiar o momento de urinar é um péssimo hábito, que acumula bactérias no aparelho urinário, prejudica os rins e traz diversos outros problemas.
A ginecologista Daniela avisa que essa péssima mania é "um dos principais causadores da infecção urinária". A recomendação geral é que a paradinha para o xixi aconteça de quatro em quatro horas.

Olá, Dr. Google


Aquela pulguinha atrás da orelha que não deixa você dormir ao fazer um exame ou sentir uma dor pode gerar ainda mais preocupação e desespero. A ginecologista Lucila conta que muitas pacientes têm a mania de abrir exames e tentar decifrá-los buscando informações na internet.
Com a falta de tempo, muitas também preferem recorrer à grande rede e se automedicar para resolver problemas que teoricamente seriam simples, mas que, segundo a especialista, podem indicar algo mais sério. "Como discernir o que é uma informação confiável sobre uma doença de uma opinião? Sem conseguir diferenciar, a mulher acaba se tranquilizando falsamente, ou o contrário – se estressa sem necessidade e chega apavorada ao consultório por conta de algo que leu em algum site", conta.
A profissional explica que a complexidade do corpo feminino exige um trabalho preventivo constante. "Se ela não mantém seus exames em dia, como o Papanicolau, por exemplo, ela pode desenvolver o câncer do colo de útero, que é um tipo muito comum e que podemos evitar. Com relação ao câncer de mama, a detecção precoce tem a taxa de cura de 95%." Lucila recomenda a visita ao ginecologista uma vez por ano.

Vida sexual desregrada


A vida moderna também trouxe algumas vantagens – a libertação sexual das mulheres é uma delas. Mas, para as que não pretendem se envolver em um relacionamento sério e ao mesmo tempo querem levar uma vida sexual ativa, é preciso uma dose a mais de cautela.
De acordo com Daniela, um problema muito recorrente ligado à troca frequente de parceiros é o corrimento. O sintoma pode estar ligado tanto aos hábitos sexuais da mulher quanto ao cansaço e à alimentação inadequada, que diminuem as defesas.
Aparentemente, o corrimento é um problema simples, mas, quando não tratado corretamente, pode se tornar algo mais sério. "O corrimento não pode ser desvalorizado, porque ele pode evoluir para dores pélvicas e, como consequência, comprometer a fertilidade".
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) também são as vilãs da mulher que leva a vida sexual desregrada – aids, sífilis e gonorréia são as mais recorrentes. A mulher moderna que se cuida e preza por sua saúde não sai de casa sem camisinhas dentro da bolsa.





Category:

0 comentários