Técnica pioneira reduz efeito colateral grave da quimioterapia e radioterapia

Unknown | quinta-feira, fevereiro 14, 2013 | 0 comentários






Técnica pioneira reduz efeito colateral grave da quimioterapia e radioterapia!

Gel à base do hormônio melatonina impede aparecimento da mucosite, reação inflamatória que afeta a mucosa do trato digestivo!

Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram um composto feito à base do hormônio melatonina que é eficaz no tratamento e na prevenção de mucosite, um dos efeitos colaterais mais desagradáveis da quimioterapia e da radioterapia.

O produto é um gel aplicado facilmente que se acredita ser o primeiro desenvolvido para combater a mucosite, de acordo com os investigadores. Atualmente não há tratamento para esse problema, pois sua fisiopatologia ainda não é compreendida.
A mucosite é uma reação inflamatória que afeta a mucosa do trato digestivo desde a boca até ao ânus, e é um dos principais efeitos adversos resultantes do transplante de medula óssea, radioterapia e quimioterapia. Este problema grave complica o tratamento de câncer, já que os pacientes frequentemente têm de ser internados no hospital e, muitas vezes, a radioterapia e a quimioterapia têm que ser interrompidas. Em algumas situações, os resultados podem ser fatais.

Estima-se que 40% dos pacientes que receberam radioterapia e até 70% dos doentes submetidos a transplante de medula óssea irão desenvolver mucosite. Em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, 97% desenvolvem esta condição, em certa medida, enquanto 100% dos que receberam radioterapia durante um período prolongado, também sofrem de mucosite.
Segundo os pesquisadores, no momento não há tratamento eficaz para a mucosite, e é por isso que o novo produto é de enorme interesse, uma vez que ele pode aumentar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes com câncer.
Pesquisas anteriores mostraram que o dano mitocondrial está presente em casos de mucosite. "A melatonina presente no novo produto alivia a reação inflamatória e protege a mitocôndria, e por isso pensamos que poderia ser útil para o tratamento da condição", afirma a líder da pesquisa Germaine Escames Rosa.
O sucesso do tratamento deve-se ao tipo de gel utilizado para a formulação farmacêutica e à quantidade de melatonina utilizada. A aplicação oral do gel de melatonina a uma concentração específica, impregna as membranas mucosas e inverte o dano mitocondrial, impedindo o aparecimento de mucosite em 100% dos casos. Qualquer outro tipo de melatonina de aplicação, tais como concentrações diferentes, não teria o mesmo efeito.
De acordo com os investigadores, o produto já foi patenteado a nível nacional, e uma patente internacional também foi solicitada.

Fonte: Isaude.net 

Category:

0 comentários