AS DORES E ALEGRIAS DA MULHER MODERNA! Terceira parte

Unknown | segunda-feira, fevereiro 11, 2013 | 0 comentários




Sem tempo para se apaixonar


A psicóloga recomenda que a mulher busque se conhecer melhor e tentar descobrir o que realmente deseja. "As mulheres atualmente buscam algo sem saber exatamente o que procuram e acabam confundindo alguns sentimentos. Isso leva à insatisfação nos relacionamentos. O par ideal está mais no imaginário do que na realidade da maioria das mulheres. Procurar ajuda de um profissional é um caminho muito importante", conclui.Namorar, para muitas mulheres, fica em último plano sempre. Mas a psicóloga Angela avisa que se envolver profundamente com alguém e viver uma paixão são necessidades vitais de todo o ser humano.
Como a maior parte do tempo é gasta no trabalho, a especialista observa uma grande dificuldade de manter uma vida social. "As mulheres se envolvem com parceiros de trabalho e muitas vezes com homens casados. Voltamos então à questão da frustração e culpa por não conseguir realizar o desejo de uma família ou sua própria independência. Isso gera angústia e faz com elas procurem um parceiro que não é o ideal", explica.

Falta de libido em decorrência do cansaço

A ginecologista Daniela alerta para outro problema, que é a necessidade de satisfazer o parceiro e o fingimento durante a relação, um problema que nem mesmo toda a modernidade do mundo conseguiu fazer desaparecer."Amor, hoje estou com dor de cabeça" – é assim que muitas mulheres modernas terminam suas noites. Os especialistas ouvidos explicam que é mais do que normal que o cansaço e o excesso de preocupações mande a libido da mulher pro "espaço", deixando a vida sexual em segundo plano e esfriando as relações.
Para Lucila, os aborrecimentos do dia a dia fazem com que a mulher se sinta indisposta sexualmente. "Isso acontece especialmente quando a mulher está indo além do seu limite físico e psicológico. Ela fatalmente não vai querer ter relação. Os problemas, neste caso, viram uma bola de neve, porque ela acaba ficando insatisfeita e frustrada."
Para recuperar a libido, ela recomenda a sinceridade: "o ideal é que ela passe a dividir mais tarefas com o marido e também incentive o diálogo. Atividade física também colabora nesta parte, porque libera a endorfina, que é o hormônio do bem-estar. Indico medicações para aumentar a libido somente em último caso".
O endocrinologista Leonardo indica, nos casos em que o problema atrapalha a rotina, a ajuda da psicoterapia. "Nos atendimentos, muitas conseguem aprender a lidar com suas dificuldades e com a culpa."

Maior propensão ao câncer de mama

Sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo, falta de tempo para colocar os exames de rotina em dia: uma verdadeira combinação de potencializadores para o câncer de mama.
Segundo Lucila, "o câncer de mama é o câncer da mulher moderna". Ela completa: "muitos dos hábitos errados que as mulheres cultivam hoje as tornam mais suscetíveis a este tipo de doença. Obesidade, fumo, excesso de hormônios no corpo e o estresse são fatores de risco para o câncer de mama", observa.
Ela aponta a gravidez tardia como outro ponto de atenção. "Entre as mulheres que têm filhos e amamentam mais cedo, a incidência do câncer de mama é muito menor. Então, a vida moderna é propícia para o câncer de mama."

Acne depois de adulta? Sim, é possível

A dermatologista Magda aponta que um problema cada vez mais frequente é o da acne da mulher na idade adulta. "Alguns casos estão relacionados às alterações hormonais, como nas mulheres que tem ovários policísticos. Nesses casos, podem estar associados à queda de cabelo, aumento de pelos no rosto e pele muito oleosa".
Mas ela lembra que o acúmulo de várias funções favorece o estresse, que contribui para o quadro. "O estresse tem sido o grande vilão de certos distúrbios das mulheres de hoje. Vários estudos buscam relacionar este e vários outros fatores emocionais ao estímulo das glândulas sebáceas da pele", ela observa.

Cabelo liso a qualquer custo!

Em busca do cabelo liso, muitas mulheres acabam experimentando novos tratamentos que prometem, a todo custo, espichar as madeixas. Com isso, se expõem aos mais diferentes procedimentos, muitas vezes sem se preocupar com a forma como os produtos usados interferem na saúde do couro cabeludo.
De acordo com Magda, os antigos bobeis deram lugar à garantia duvidosa da beleza sem perda de tempo. "O problema é a fragilidade resultante dos fios com quebra e queda, além da piora da oleosidade dos cabelos. Portanto, muito cuidado deve ser tomado, pois são métodos que podem trazer danos importantes aos cabelos", finaliza.

Recomendações gerais

Se a modernidade trouxe para a mulher a carga pesada da jornada tripla, ela também trouxe maior poder de escolha, autonomia, satisfação pessoal e, acima de tudo, liberdade. Resta às mulheres saber aproveitar tudo isso da melhor maneira possível, cuidando da saúde do corpo e da alma sem grandes cobranças.
Para a ginecologista Daniela, é preciso enxergar a capacidade de ser multitarefa – uma exclusividade das mulheres – mas também se dar o direito de se cansar às vezes. "Hoje em dia o diálogo é mais aberto, então a mulher pode negociar com o marido para que ela possa fazer 40 minutos de exercício na academia enquanto ele olha as crianças, ou pedir que ele passe no supermercado, aliviando as tarefas. O casamento tem que ser a divisão das coisas boas e das coisas ruins."
Na parte da saúde, as recomendações são as de sempre: não beber ou fumar em excesso, tentar dormir bem e ter um sono tranquilo, além de alimentação adequada e atividade física constante.
Para a ginecologista Lucila, o importante também é redobrar os cuidados com a saúde sem se influenciar pelo que a mídia costuma impor. "A mulher não deve ir atrás de todas as novidades que aparecem. Vivemos hoje em dia em um mundo muito comercial, em que a saúde praticamente virou um commodity", alerta.
Ela aconselha também o acompanhamento de um profissional, sempre que necessário: é a melhor forma de prevenir as doenças. "É preciso seguir a opinião de um médico que possa dizer o que é modismo e o que é exagero. Priorize também o seu equilíbrio emocional e físico, senão nada funciona direito."





Category:

0 comentários