Panturrilhas doloridas geralmente marcam o dia depois de uma boa corrida (ou da subida de uma longa escada). Mas às vezes a dor na panturrilha - especialmente quando não liga a qualquer tipo de ferimento - pode significar que alguma coisa está fora de ordem, e isso é algo que você, definitivamente, não vai querer ignorar.
Sua perna tem uma rede de artérias e veias que movimentam sangue de e para seus músculos e coração. As veias que você pode ver sob a sua pele são chamadas de veias superficiais, e elas movimentam o sangue mais longe dentro do músculo em si, em direção às veias profundas. Pequenas válvulas dentro das veias evitam que o sangue flua pelo caminho errado. Contudo, coágulos podem se formar devido a uma ruptura na veia, a uma válvula danificada ou a um ferimento na perna. Isso é uma trombose venosa profunda, ou TVP. A dor oriunda da presença do coágulo provoca um bloqueio do fluxo sanguíneo, o que resulta em inchaço.
Se um coágulo se solta - um evento chamado embolia -, pode viajar através de seu corpo, bloquear uma artéria no pulmão ou no cérebro, danificar seu pulmão - uma embolia pulmonar - ou causar um derrame. Isso geralmente não acontece, mas quando acontece, pode ser muito sério e potencialmente fatal. Os médicos geralmente prescrevem drogas anticoagulantes e mantêm uma vigilância estreita no coágulo para ter certeza de que ele não está crescendo. Pessoas com TVP que estão acima do peso ou que fumam devem mudar seu estilo de vida, já que esses dois fatores aumentam o risco e a gravidade da TVP.

6. Sensação de ardência nas mãos e nos pés



Se você já deixou suas pernas cruzadas por muito tempo, provavelmente experimentou uma sensação de formigamento quase dolorosa nas pernas causada pela diminuição da circulação sanguínea. Felizmente, o formigamento vai embora rapidamente depois que você se levanta e se move um pouco, mas enquanto está lá, ele parece uma cruel combinação de dor e cócegas.
Se você sente seus pés e mãos assim mesmo quando não estiver dobrado como um pretzel por muito tempo na frente da televisão, isso pode ser sinal de lesão no nervo. Sintomas como formigamento, entorpecimento e sensação de ardência apontam para aneuropatia periférica
Neuropatia periférica tem muitas causas, incluindo diabetes, abuso de álcool, deficiência de vitamina B-12 e distúrbios como herpes-zoster. Ferimentos, infecções e toxinas também podem provocar lesão nos nervos. Geralmente - embora nem sempre -, tratar a causa-base do formigamento acaba com as sensações dolorosas nas partes afetadas do corpo. Aspirina e um incontável número de analgésicos podem ajudar a aliviar os sintomas, mas antidepressivos e anticonvulsivos, fisioterapia ou cirurgia tem uma chance muito maior de reduzir ou eliminar a sensação de ardência.
É importante procurar tratamento para essa condição porque a sensação reduzida provavelmente não o fará notar lesões em seus pés e mãos. Ferimentos não avaliados podem ficar infectados, abrindo a porta para todo uma série de novos problemas.
Se você é diabético, manter o açúcar no sangue sob controle vai evitar lesão adicional no nervo (entre outras complicações que surgem dessa doença) e pode melhorar os sintomas existentes da neuropatia periférica.

5. Dores vagas, aleatórias e inexplicáveis


Normalmente dor em uma certa parte do corpo sinaliza que algo na área precisa de atenção. Na verdade, isso é como a dor nos beneficia. Sendo você uma pessoa sábia e que não procrastina, você fala das dores à sua família e ao seu médico. Então, o inesperado (embora não inteiramente bem-vindo) acontece: seu médico realiza exames como raio X e ressonância magnética e não descobre nenhuma causa óbvia para as dores misteriosas que você está sentindo.
Você pode ter fibromialgia, uma condição misteriosa que resulta em moléstias e dores, e afeta mais mulheres que homens, A fibromialgia parece resultar em sensibilidade altamente aumentada à pressão física ou dor, e geralmente envolve dificuldades para dormir. Atualmente, não existe nenhuma exame definitivo para fibromialgia, mas os médicos vão trabalhar para excluir outras causas possíveis antes de fazer um diagnóstico. Essa condição é tratável com fisioterapia e analgésicos, mas pesquisadores ainda têm muito que aprender sobre ela.
É incrível, mas a depressão também pode causar dores flutuantes, aleatórias e inexplicáveis em várias partes do corpo. Isso pode se manifestar na forma de dor nas costas, dores de cabeça e sensibilidade aumentada à dor.
Como pode ser? Acontece que a dor e a emoção viajam pelos mesmos caminhos neurológicos no nosso cérebro. Para algumas pessoas, é como se os neurotransmissores levando notícias pessimistas pudessem pular as trilhas e causar dor física. Geralmente, antidepressivos, terapia ou alguma combinação dos dois ajuda a resolver a depressão e, com ela, a dor.
4. Dor nos testículos

Nunca se deve subestimar uma dor nos testículos, já que ela geralmente indica uma condição que poderia ficar pior - muito pior - se ignorada por muito tempo. Qualquer coisa entre uma hérnia e um câncer pode causar dor testicular. O cordão espermático poderia estar torcido,  levando à torção testicular, o que causa dores excruciantes de fazer ajoelhar.
Se você recebeu um impacto direto na joias recentemente, a dor pode passar em alguns dias ou ser um sinal de hematocele, em que o sangue  se acumula entre os sacos protetores do seu escroto. Epididimite, ou inflamação do epidídimo - um tubo espiralado localizado atrás de cada testículo que serve para armazenagem e entrega de esperma, também pode provocar dor testicular. Se o desconforto em seu testículo acompanha uma sensação tátil de que seu escroto está cheio de macarrões, você provavelmente tem veias varicosas (veias inchadas), conhecidas como varicoceles.
Há poucas boas notícias em relação a dor testicular repentina, e ignorá-la na esperança de que vá embora pode levar à perda do testículo. Só de pensar nisso já dá dor de cabeça, que é o que vamos discutir a seguir.

3. Dores de cabeça explosivas

Embora dores de cabeça geralmente aparecem do nada, algumas dores de cabeça descem incrivelmente rápido, nos atingindo como uma trovoada. Embora elas possam  passar rápido como a maioria das dores de cabeça, essa misteriosa e repentina ocorrência pode ser sinal de algo muito mais sério que uma dor de cabeça. Se sua dor causa é quase uma dor de cegar, pode ser sinal de derrame ou acidente isquêmico cerebral transitório.

Derrames acontecem quando um coágulo de sangue ou pedaço de placa nas veias ou artérias do corpo se solta e viaja pelo corpo, com o tempo fazendo seu caminho até o cérebro. Quando isso acontece, o coágulo pode bloquear parcial ou temporariamente uma artéria, resultando no acidente isquêmico, ou pode bloquear totalmente o fluxo sanguíneo, provocando um derrame.
Além da dor de cabeça repentina, outros sinais de acidente isquêmico e derrame envolvem dificuldades neurológicas ou cognitivas, tais como dificuldade para falar e andar. Na realidade, as pessoas podem cair repentinamente enquanto estão de pé ou caminhando. No caso de um acidente isquêmico cerebral - geralmente chamado de mini-derrame - os sintomas incluem tontura, problemas visuais temporários ou simplesmente dificuldade de segurar uma caneta.
De qualquer forma, procure ajuda médica imediatamente. Derrames pedem drogas para dissolver coágulos e restaurar o fluxo sanguíneo para o tecido cerebral, e episódios de acidentes isquêmicos são seguidos em alguma momento por um derrame real. A dor é a maneira de seu corpo dizer que algo não está certo, por isso dê uma chance aos médicos de descobrir o que está errado antes que seja muito tarde.

2. Dor pélvica durante o sexo



Se você é mulher, sem dúvida já viu o aviso nas embalagens de absorventes internos: use o tampão por um período muito longo e podem surgir complicações, incluindo a doença inflamatória pélvica (DIP)
Um sintoma comum dessa doença é a dor ou o desconforto na região pélvica durante a relação sexual. A doença inflamatória pélvica é uma infecção bacteriana do útero ou das trompas de Falópio que resulta em tecido vermelho, inchado e dolorido. A inflamação pode provocar cicatrizes, que podem levar a problemas como infertilidade.
A DIP também pode resultar na formação de abcessos, ou dor pélvica crônica. Doenças sexualmente transmissíveis - mais frequentemente a clamídia ou a gonorreia - ou qualquer fonte de bactéria que viaje até os órgãos reprodutores são os suspeitos usuais da DIP. Se não tratada, a infecção pode se espalhar para o sangue e para outros tecidos do corpo. Se uma trompa de Falópio estiver infectada e não for tratada, ela pode arrebentar.
A DIP afeta três quartos de um milhão de mulheres a cada ano, e 1 entre 10 se torna infértil como resultado, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A dor pode não ser severa e pode acompanhar outros sintomas, como urinação frequente ou dor abdominal. A detecção precoce é importante, já que os médicos geralmente podem tratar a DIP com antibióticos. Contudo, em casos em que a condição não é detectada cedo, pode ser necessária cirurgia.
Cistos ovarianos podem causar dor pélvica, e embora frequentemente os cistos vão embora por si só, podem exigir intervenção médica. Na próxima página, vamos dar uma olhada em uma enfermidade que, às vezes, tem origens misteriosas.

1. Dor persistente nas juntas



osteoartrite - geralmente relacionada ao desgaste natural da idade da cartilagem  que leva um osso a se esfregar no outro - é uma fonte comum de dor nas juntas, mas não é a única.
Rigidez e inchaço das juntas podem ser causados por lúpus, uma doença que alterna períodos de crise e remissão. Outros sintomas do lúpus incluem fadiga, perda de cabelos e febre.
hepatite, uma condição que afeta o fígado, também tem a dor nas articulações como um sintoma. Precisa de uma boa razão para procurar um médico? A hepatite é responsável por mais transplantes de fígado do que qualquer outra doença, segundo a Medline Plus. Muitas outras doenças infecciosas - como sarampo e catapora - também podem provocar dor nas articulações.
Por outro lado, pode ser artrite, mas uma formas mais séria dela: artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, o que significa que seu sistema imunológico enlouquece e ataca seu próprio tecido. Isso provoca a inflamação não apenas das juntas em si, mas do tecido que as cercam e até mesmo de outros órgão do seu corpo. O resultado é dor e colapso das juntas. É importante procurar ajuda médica tão logo os sintomas se apresentem para limitar os danos aos seu corpo - embora medicamentos possam aliviar o desconforto e o inchaço, os danos aos tecidos são permanentes.