Conheça os benefícios do tomate para uma vida mais saudável!

Unknown | segunda-feira, fevereiro 18, 2013 | 0 comentários





Conheça os benefícios do tomate para uma vida mais saudável!


Enquanto a maior parte das frutas, verduras e legumes possui maior valor nutritivo quando consumida crua, o tomate conserva suas propriedades benéficas mesmo depois de cozido. Incluir tomates ou suco de tomate na sua dieta. Pelo menos cinco vezes por semana, reduz significativamente o risco de muitas doenças graves.
“Uma maçã por dia mantém o médico longe”, diz um antigo ditado. “Mas já é hora de reconhecer que um tomate por dia faz um bem maior ainda”, afirma o Dr. Roger  Mason“Novas pesquisas vem ampliando continuamente nossa compreensão a respeito dos efeitos positivos do tomate sobre a nossa saúde.”
Dr. Mason diz que o licopeno, um componente orgânico que faz com que o tomate seja vermelho, é o ingrediente-chave que ajuda atomate reduzir a incidência de certos tipos de câncer e doenças cardíacas. “O licopeno é um antioxidante, uma substancia que protege as células e os tecidos do nosso corpo de possíveis danos.”
Dr. Mason explica: “Melhor ainda: não é apenas o tomate cru que tem efeitos benéficos. Molhos de tomate usados em pizza ou macarrão podem ser até mais eficientes para evitar certas doenças do que as rodelas de tomate cru de nossas saladas. Isso significa que o tomate, processado da maneira de que as pessoas mais gostam, é uma ferramenta  poderosa agindo em favor da nossa saúde.”
Na realidade, tomates cozidos contêm até duas vezes e meia mais licopeno. “Todo mundo pensa que quando processamos um alimento de alguma forma diminuímos seu valor nutritivo. Mas o fato é que isso não ocorre com os tomates”, diz o Dr. Mason.
Cinco porções de tomates por semana servidos sob qualquer forma – enlatados, crus, em sopas, como ketchup ou suco  proporcionam licopeno suficiente para cortar pela metade o risco de câncer e doenças cardíacas e para melhorar a condição dos pulmões, olhos e pele, informam cientistas da Universidade estadual de Ohio.

Category:

0 comentários