Evite o “efeito sanfona”: Coma menos, porém mais vezes!

Unknown | segunda-feira, fevereiro 18, 2013 | 0 comentários







Evite o “efeito sanfona”: Coma menos, porém mais vezes!

Quando estamos nos esforçando para diminuir a quantidade de comida que consumimos, ficamos tentados a diminuir também o número de vezes que comemos. Afinal, se estamos tentando reduzir as calorias, não seria mais fácil reduzir o número de nossas refeições? 


No entanto, essa estratégia está fadada ao fracasso. Se você pular certas refeições, ficará com muita fome e acabará comendo mais do que deve. Além disso, comer menos vezes por dia reduz a eficiência com que nosso corpo processa os alimentos, que são combustíveis necessários para nossa energia. Em poucas palavras, pular refeições maximiza o efeito calórico dos alimentos que ingerimos.

Michele (que sempre sofria com o “efeito sanfona”) perdeu e ganhou batalhas pelo menos quatro vezes nas tentativas de perder peso que fez ao longo da última década, chegando a perder até vinte e cinco quilos – e depois engordou tudo de novo, perdendo o estimulo para voltar á dieta.



No passado, ela tentou alguns programas de alimentação dispendiosos e frequentou até uma nutricionista particular. Mas quando decidiu novamente enfrentar uma cintura que não parava de crescer, optou por recorrer a internet, onde encontrou uma comunidade online de pessoas que queriam emagrecer. Ela já pertencia a um Clube do Livro online, e a ideia de ligar o computador em busca de informação, apoio e inspiração lhe pareceu natural.

Hoje ela acessa o site duas vezes por dia para ler algumas dezenas de mensagens enviadas e participa de uma pesagem coletiva semanal. Depois de duas semanas, ela perdeu três quilos – um resultado que a deixa feliz.



“Uma descoberta importante foi que é mais produtivo comer pequenas quantidades dos alimentos adequados mais vezes por dia e sobretudo não saltar as refeições. Isso simplesmente não funciona. Faço a comparação com um carro: ir menos vezes ao posto de gasolina não leva seu carro a consumir menos combustível. Comer menos vezes não faz com que o seu corpo coma menos. Significa apenas que você estará ainda mais faminto quando comer. Vai acabar comendo mai, e o seu sistema estará menos preparado para lidar com isso.”

Um estudo realizado na Universidade de Oxford mostrou que pessoas que comem adequadamente cinco ou seis vezes por dia têm cinco por cento menos colesterol e uma probabilidade quarenta e cinco por cento maior de perder peso do que as pessoas que comem apenas uma ou duas vezes por dia.

Colocado em Boa forma · Fonte:http://vidasaudavel.powerminas.com/

Category:

0 comentários