Doenças causadas por bactérias patogênicas

Unknown | terça-feira, dezembro 18, 2012 | 0 comentários

As bactérias que causam doenças infecciosas são chamadas de patogênicas. Como exemplo temos: tuberculose, pneumonia, hanseníase, febre tifóide, tétano, cólera, leptospirose, peste bubônica, sífilis, coqueluche, erisipela, escarlatina e meningite. Vejamos agora numa rápida descrição, alguns sintomas mais marcantes de cada uma delas:

A)Tuberculose - É uma doença grave que atinge principalmente os pulmões, mas pode atacar vários outros órgãos. É causada pelo bacilo de Koch. A transmissão se dá de uma pessoa doente para uma pessoa sadia, através da saliva, tosse, espirro ou objetos de uso pessoal contaminados. A tuberculose pulmonar causa tosse com secreção, dificuldades pa respirar, hemorragias nos pulmões, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. É uma doença mortal quando não tratada. Pode ser controlada por meio de:

1)Vacina BCG, ministrada às crianças quando nascem;
2)Teste tuberculínico (Mantoux);
3)Radiografia dos pulmões;
4)Tratamento dos doentes por meio de remédios, repouso e boa alimentação.
 
 
 
 
Tipos de bactérias! (Classificação morfológica)
 
B)Pneumonia - É uma doença que ataca os pulmões, basicamente provocada por bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas. Caracteriza-se por dores nas costas, dificuldades para respirar, febre alta, tosse, dor no tórax, toxemia, prostração... Gripes e resfriados predispõem a pessoa à doença. Fatores que contribuem para o aparecimento da doença: bebidas alcoólicas, fumo, ar-condicionado e mudanças bruscas na temperatura. Embora a pneumonia seja uma doença muito grave, seu tratamento com antibióticos é eficaz. C)Leptospirose - É uma doença causada por uma bactéria (a Leptospira interrogans) que é transmitida pela urina do rato, também pode ser transmitida através das fezes de cães e gatos. Quanto a contaminação por urina de rato, é mais comum depois de enchentes, porque a urina contaminada mistura-se à água. As pessoas que têm algum ferimento na pele e entram em contato com essa água, se contaminam com facilidade. A leptospirose afeta todos os órgãos, produzindo hemorragias e comprometendo principalmente o fígado e os rins. A leptospirose é uma doença grave e mortal, os doentes sobrevivem quando rapidamente tratados. Pode ser evitada pelo combate aos ratos e pelo cuidado com a água das enchentes.

D)Lepra ou Hanseníase - É a doença infecciosa mais antiga do mundo, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, afeta os nervos e a pele provocando danos severos. Existem três tipos desta doença: Hanseníase virshuniana é a única contagiosa, Hanseníase tuberculóide não é transmissível e Hanseníase inicial não é contagiosa. O primeiro sintoma dessa doença é o aparecimento de manchas claras ou avermelhadas na pele, espalhadas pelo corpo. As regiões afetadas tornam-se insensíveis à dor, ao calor e ao frio. O contágio se dá através do contato direto com as feridas ou através de gotículas de saliva.

E)Febre Tifóide - É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Salmonella typhi. Provoca febre alta, diarreia, dores e cansaço; se não tratada pode levar à morte. A bactéria é transmitida por moscas, água e alimentos contaminados. Para evitar a doença é preciso lavar e cobrir os alimentos, manter os lixos tampados, beber água filtrada.

F)Tétano - É uma doença causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani, é uma bactéria muito resistente que vive durante muitos anos no solo. A transmissão pode ocorrer quando as pessoas se ferem com cacos de vidros, latas velhas, pregos, arames farpados abandonados na terra etc. Penetrando pelo ferimento, a bactéria cai na corrente sanguínea, atingindo os órgãos do sistema nervoso, provocando contrações violentas e dolorosas, rigidez na nuca e cansaço extremo. Se não for tratado pode levar à morte. A prevenção é feita por vacina triplíce em três doses e o soro antitetânico aplicado em indivíduos que não foram vacinados e que sofreram ferimentos profundos.

G)Cólera - É uma doença causada por uma bactéria denominada Vibrio cholerae. Esse vibrião aloja-se nas paredes do intestino delgado, onde libera toxinas que penetram nas paredes do intetinos provocando uma diarreia intensa. As células intestinais não são destruídas, mas sim, envenenadas. Numa atitude de defesa, as células passam a lançar para fora grande quantidade de água e sais minerais. É isso que dá origem à diarreia, podendo se perder até 30 kg de peso em três dias. Caso não houver tratamento imediato, a vítima pode morrer em pouco tempo. Para o tratamento usa-se antibióticos específicos para o cólera, que só existem nos hospitais.

H)Meningite - É uma doença causada por vírus ou bactérias que se instalam nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas são febre alta, dores de cabeça, rigidez na nuca, vômitos, fraqueza, irritação, manchas avermelhadas na pele etc. As bactérias penetram no organismo através do nariz e da boca. A prevenção é feita por meio de vacina e o tratamento exige o emprego de antibióticos em hospitais, e isolamento do paciente.

I)Coqueluche - Coqueluche ou tosse comprida é uma doença que ataca principalmente as vias respiratórias das crianças. Inicia-se com uma coriza, confundido-se com um resfriado simples, mas de 10 a 14 dias depois ocorrem acessos de tosse seca, que deixam a criança sem fôlego. Quando procura recuperar o fôlego ela emite um chiado alto e estridente. É causada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis. É transmitida pelas gotículas das secreções respiratórias da pessoa afetada ou por objetos contaminados. A vacina usada para evitar é a mesma que a do tétano e da difteria, chama-se tríplice.

J)Peste Bubônica ou Peste Negra - É uma doença causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através do contato direto ou das pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Dizimou milhões de pessoas na Europa durante a antiguidade. A bactéria penetra em pequenas fissuras invisíveis da pele e depois ataca os gânglios linfáticos onde se espalha e multiplica-se. Em poucos dias surgem febre alta, mal estar e os bubos (protuberâncias azuladas na pele). Se não for tratada a doença se agrava, as bactérias invadem a corrente sanguínea, multiplicam-se e se transformam em peste septicémica. O tratamento é feito através de antibióticos.

K)Escarlatina - É uma doença causada é por do tipo bactérias streptococcus do grupo A. Caracteriza-se por manchas avermelhadas na pele, palidez ao redor dos lábios e mancha branca na língua que em poucos dias desaparece deixando-a toda vermelha. É uma doença muito comum entre jovens e ocorre após uma infecção de garganta ou também com infecções de pele. É mais comum em crianças entre 5 e 15 anos. Sua transmissão acontece de uma pessoa para a outra através da tosse, espirros, contato e copos e talheres. Seu tratamento é feito a base de antibióticos.

L)Erisipela - É uma infecção cutânea causada por uma bactéria chamada Streptcoccus pyogenes do grupo A. Ela penetra através de pequenos ferimentos na pele ou na mucosa se espalha pelos vasos linfáticos e pode atingir até o tecido subcutâneo e o gorduroso. Os sintomas iniciais são febre alta, mal-estar vômitos, náuseas. Na fase inicial pode ser tratada com antibióticos orais, repouso e elevação do membro afetado.

M)Sífilis - É uma DST (doença sexualmente transmissível) doença causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum. Ela evolui lentamente a até três estágios (sífilis primária, sífilis secundária, sífilis terciária) e caracteriza-se por lesões na pele e mucosas.
 
 

Category:

0 comentários