O que é Bactéria Escherichia Coli (E. coli)? Causas e Sintomas da Bactéria Escherichia Coli (E. coli)?

Unknown | terça-feira, dezembro 18, 2012 | 0 comentários

A Escherichia Coli (E. coli) é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes dos seres humanos. Esta bactéria foi descoberta pelo alemão-austríaco Theodor Escherich, em 1885.
 
 
 
O que é uma bactéria bacilar Gram-negativa?

Bacilar
, porque possui forma cilíndrica, longa e delgada como uma varinha; ou, podemos dizer ainda, que, ela é uma bactéria em forma de bastonete, cujas extremidades se apresentam cortadas em ângulo reto. Gram-negativa, porque é uma das bactérias mais patogênicas, que possui ainda lipopolissacarídeos na sua membrana exterior, isto faz com que a sua infecção seja ainda mais agravante.

Este tipo de bactéria, são aeróbias e anaerobias facultativas, e, habitam o canal intestinal dos seres humanos, sendo que, todos os dias eliminamos quase um trilhão destas bactérias junto com nossas fezes; estas bactérias, não só habitam o canal intestinal dos seres humanos, como também de animais de sangue quente.

Classificação científica:

Domínio - Bactéria
Filo - Proteobacteria
Classe - Gammaproteobacteria
Ordem - Enterobacteriales
Família - Enterobacteriaceae
Gênero - Escherichia
Espécie - E. coli

Por que as pessoas se contaminam com a bactéria Escherichia Coli, se elas já possuem essa bactéria no interior do seu canal intestinal?

Quando acontece a disseminação dessa bactéria em outros órgãos, das estirpes intestinais normais; ou nos casos de inflamação na mucosa dos intestinos (Enterite), ou meningite neonatal (meningite: inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal). A contaminação também pode acontecer, quando um indivíduo ingerir alimentos ou água contaminada com coliformes fecais, de estirpes diferentes das que existem nos seus intestinos. As bactérias Escherichia Coli existentes nos intestinos de um determinado indivíduo, são facilmente controladas pelo seu sistema imunológico; o problema é, quando o indivíduo "ingere bactérias Escherichia Coli" diferentes (bactérias existentes nos intestinos de outro indivíduo), estas bactérias acabam não sendo reconhecidas pelo sistema imunológico da pessoa que as ingeriu, portanto o organismo não apresentará nenhuma defesa. Todos os seres humanos possuem a bactéria Escherichia Coli nos seus intestinos, mas esta bactéria apresenta estirpes diferentes nos grupos de indivíduos; quando um indivíduo "encontra" uma bactéria de estirpe diferente das que estão no seu organismo, ele é logo contaminado! Resumindo: As bactérias Escherichia Coli que estão nos intestinos de um indivíduo, só lhe farão mal, se este estiver com o sistema imunológico enfraquecido; portanto, na maioria dos casos, o indivíduo fica doente, porque pegou bactéria com estirpe diferente, que se encontrava em outra pessoa ou animal!

Quais são os Sintomas?

Os sintomas podem ser cólicas estomacais, diarreia, febre e vômitos. Esta infecção causada pela bactéria Escherichia Coli, também pode causar diarreia hemorrágica, Síndrome Hemolítico-Urêmica, doença grave que se caracteriza por causar insuficiência renal aguda; dependendo da gravidade da infecção poderá levar à morte.

Prevenção - Capriche na higiene pessoal, lave bem as mãos após ir ao banheiro ou ao entrar em contato com outras pessoas e animais, evite comer alimentos crus, vegetais em saladas por exemplo; prefira alimentos totalmente cozidos, beba apenas água mineral ou outras bebidas que estejam em recipiente selado (caso você não tenha condições de comprar água mineral, ferva um pouco de água deixe esfriar e guarde num recipiente limpo com tampa, para ir tomando aos poucos)

Diagnóstico - O diagnóstico é feito pela cultura de amostras dos líquidos infectados e observação microscópica com análises bioquímicas. São usadas técnicas genéticas para identificar genes presentes no genoma da E.coli.Pode causar dor no final ao urinar, ardência. Causa hematúria ( emissão de urina com sangue com grau variável), odor fétido.
Mais informações você encontra na Wiki!



Category:

0 comentários