Causas do transtorno bipolar

Unknown | quarta-feira, março 13, 2013 | 0 comentários






Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa o transtorno bipolar. É provável que não exista um fator único, mas sim uma combinação de fatores que propicia o desenvolvimento da bipolaridade. A genéticacertamente tem influência, podendo aumentar a probabilidade de alguém desenvolver a doença. Mas não se pode determinar sempre quem irá desenvolver o quadro, baseando-se na genética (por exemplo, um gêmeopode desenvolver a doença e o outro não). Estatísticas mostram que filhos de pacientes bipolares têm um risco maior de desenvolver o quadro. Tentativas de encontrar os genes específicos que causam o transtorno falharam, mas as pesquisas continuam [fonte: NIMH].
chromosomes with one highlighted
Rob Atkins/Getty Images
Os cientistas tentam encontrar cromossomos e genes envolvidos no transtorno bipolar
Fatores circunstanciais podem, na verdade, contribuir para o desenvolvimento do transtorno em pessoas com predisposição genética. Por exemplo, períodos estressantes e de grandes mudanças - tanto positivas como negativas - podem causar o transtorno. Outros fatores circunstanciais podem causar surtos maníaco-depressivos específicos em pacientes bipolares. Entre eles estão abuso de drogas e de álcool,mudanças sazonais (em inglês) e até anti-depressivos [fonte: Helpguide.org (em inglês)].
O perfil de mediadores químicos cerebrais (substâncias que interferem no funcionamento do cérebro) também deixa as pessoas predispostas à bipolaridade [fonte: CCI]. Pesquisadores suspeitam que os níveis dos neurotransmissores dopamina, serotonina, noradrenalina e GABA (cido Gama-Aminobutírico) podem estar envolvidos no aparecimento do transtorno bipolar. Como a cocaína e a anfetamina (em inglês) podem liberar dopamina e causar mania, é possível que altos níveis de dopamina provoquem surtos de mania [fonte: Davies (em inglês)]. Essa teoria é sustentada pela evidência de que sintomas maníacos e psicóticos estejam relacionados a níveis elevados de dopamina [fonte: Frank]. Além disso, pesquisadores identificaram uma baixa dos níveis de serotonina durante surtos maníaco-depressivos [fonte: Frank (em inglês)]. 

Freqüentemente, a hipomania se relaciona também com níveis elevados de noradrenalina. Comparado a pacientes saudáveis, os pacientes bipolares possuem níveis baixos de uma enzima que interfere no metabolismo de GABA no cérebro. Acredita-se que isso influencie o desenvolvimento do transtorno porque medicamentos anticonvulsivos eficazes no tratamento da bipolaridade aumentam os níveis de GABA [fonte: Frank].

Quanto mais os cientistas descobrem sobre as causas dessa doença, mais provável é a descoberta de tratamentos eficazes. Felizmente, muitos pacientes bipolares melhoram com os medicamentos disponíveis no mercado. A seguir, vamos analisar os principais medicamentos usados no tratamento do transtorno bipolar.

O resultado do teste revela que...

Um exame de sangue pode revelar se você tem um transtorno mental? Em caso positivo, isso teria amplas conseqüências. Pesquisadores tentam desenvolver um exame de sangue que busca medir se determinados genes (em inglês) funcionam para avaliar precisamente o humor do paciente.

Os cientistas esperam que esse processo, uma vez aperfeiçoado, substitua o diagnóstico falho com base nos sintomas que os pacientes descrevem. Esse exame também poderia eliminar a frustração inerente da busca de medicamentos específicos que funcionem para cada indivíduo em particular. Apesar das vantagens, existe a preocupação quanto ao teste acabar tornando a vida dos pacientes bipolares mais difícil. Por exemplo, um teste de sangue para transtornos mentais poderia ser usado contra o paciente, se fosse utilizado para negar uma oportunidade de emprego [fonte: Mitchell (em inglês)].

Category:

0 comentários