Outros tratamentos para transtorno bipolar

Unknown | quarta-feira, março 13, 2013 | 0 comentários




Outros tratamentos para transtorno bipolar

Diversas terapias se provaram eficazes em pacientes bipolares como um suplemento da medicina tradicional. Seguir uma delas pode reduzir a intensidade do transtorno e dar ao paciente mais controle sobre os sintomas.
  • Terapia cognitvo-comportamental - usada em vários tipos de transtornos, esta terapia visa mudar as percepções e os hábitos dos pacientes. Ao alterar a forma como os bipolares veêm a doença e encorajar atitudes positivas, ela pode trazer melhorias efetivas. Essa terapia também abrange o aprendizado sobre o transtorno bipolar, ajudando os pacientes a se sentirem mais confiantes e informados sobre os tratamentos mais adequados à doença. 

  • Terapia familiar - a família participa neste tipo de terapia com o paciente. Ao identificar fontes de estresse (em inglês) e conflitos, a família aprende como lidar melhor com a situação e assim consegue proporcionar ao paciente uma atmosfera melhor e mais encorajadora.

  • Terapia em grupo - oferece a oportunidade para diversas pessoas com transtorno bipolar se reunirem em um grupo coordenado por um psicólogo. Nas terapias em grupo, os membros discutem suas experiências com a doença, dando feedback uns aos outros.
group therapy session
Daly & Newton/Getty Images
Terapia em grupo pode ser muito eficiente para muitos pacientes
  • Psicoeducação - aprender sobre o transtorno bipolar por meio da psicoeducação pode ajudar de diversas maneiras. O processo é bem parecido com a fase de aprendizado da terapia cognitivo-comportamental. Uma das maiores vantagens da psicoeducação é que o paciente aprende a identificar quando a recaída está para acontecer e, felizmente, a preveni-la [fonte: NIMH (em inglês)].

  • Terapia interpessoal e social - como o nome indica, esta terapia visa melhorar os relacionamentos e estimular hábitos regulares (como a hora de dormir, por exemplo). Esses dois fatores têm grande impacto no humor. Estudos mostram que essa terapia ajuda a prevenir recaídas de transtorno bipolar que possam ser resultado de relacionamentos não saudáveis e de hábitos irregulares [fonte:Kupfer (em inglês)].

  • Terapia eletroconvulsiva (ECT) - embora ainda carregue um estigma, a ECT é um tratamento eficiente e bem mais seguro do que era antigamente. Na ECT, os médicos induzem convulsões, que podem durar até um minuto, nos pacientes [fonte: MayoClinic(em inglês)]. Essa terapia pode ser utilizada no tratamento da depressão grave. Ela funciona ao alterar o comportamento dos mediadores químicos do cérebro. No entanto, os cientistas não sabem muito bem como e por que isso acontece. 
Melhor que nada

Para uma pessoa diagnosticada como bipolar, decidir não se tratar pode ser perigoso. Embora o tratamento funcione melhor para alguns, os especialistas concordam que é melhor ser tratado do que não receber nenhum tipo de tratamento.

Estudos identificaram atividade química diferente em pacientes bipolares sem tratamento, como deficiência de N-acetilaspartato em certas áreas cerebrais que podem prejudicar o funcionamento do cérebro [fonte: Bloch (em inglês)]. Sem tratamento, o transtorno não apenas piora como também fica mais difícil de ser tratado [fonte: Johnson (em inglês)]. Além disso, as estatísticas demonstram que pacientes bipolares que não recebem tratamento ficam duas vezes mais propensos a tentar o suicídio [fonte: Bloch].

Como vimos, o simples fato de se saber mais sobre o transtorno bipolar pode oferecer conforto e esperança a quem tem a doença. Pacientes bipolares devem perceber que não estão sozinhos e que é possível tratar a doença. Diversos tipos de pesquisa e avanços tecnológicos que permitem estudos mais precisos do cérebro sinalizam evidências promissoras, demonstrando que o transtorno tende a ser cada vez mais fácil de ser tratado.

Para saber mais sobre o transtorno bipolar e assuntos relacionados, navegue nos links da página seguinte.

Category:

0 comentários