Como funciona o transtorno bipolar

Unknown | quarta-feira, março 13, 2013 | 0 comentários



Como funciona o transtorno bipolar


Introdução a Como funciona o transtorno bipolar





Imagine que em um dia você acorda se sentindo extremamente confiante.


Você pode fazer tudo que imaginar e nada pode dar errado.
Na verdade, você está tão cheio de energia que decide nem dormir. Passam-se dias, talvez semanas e nada parece chatear ou desacelerar você. Mas, de repente, sem nenhum aviso, esse sentimento começa a diminuir. Sem nenhum motivo, você começa a se sentir entediado ou deprimido. A vida se torna triste e sem sentido. Durante semanas, você se sente absolutamente sem esperanças. Um tempo depois você acorda novamente pronto para enfrentar tudo.
Businessman morphing between sad and happy moods
Kent Matthews/Getty Images
O transtorno bipolar pode causar mudança súbita de humor
Esse é o ciclo característico das pessoas que sofrem da síndrome bipolar. De acordo com o Instituto Americano de Saúde Mental (NIMH), o transtorno bipolar - também conhecido como síndrome maníaco-depressiva - afeta cerca de 5,7 milhões de adultos nos Estados Unidos (2,6% da população acima de 18 anos) [fonte: NIMH (em inglês)]. O transtorno causa momentos intensos e alternados de mania e depressão, indo muito além da simples oscilação de humor. Crianças e adolescentes também podem desenvolver o transtorno, embora a mudança de humor nesse grupo aconteça, normalmente, com muito mais rapidez.
Pessoas que sofrem de transtorno bipolar enfrentam uma série de problemas em conseqüência da doença. Além do estresse gerado junto a familiares e nos relacionamentos pessoais, um paciente bipolar tem 40% menos chances de conseguir um emprego [fonte: Cox]. Quem sofre de bipolaridade também tem 10 vezes mais chance de abusar do consumo de álcool ou de drogas, o que é bastante nocivo pelo fato de tais substâncias terem potencial de causar crises de mania ou de depressão [fonte: UPMC]. Talvez o fato mais preocupante é que, de um total de 25 a 50% das pessoas com transtorno bipolar que tentam o suicídio (em inglês), 15% concretiza o ato [fonte: psychlaws (em inglês)].
O que os cientistas sabem sobre este transtorno? Continue lendo, no próximo artigo postado, sobre as evidências e sintomas do transtorno bipolar.

Category:

0 comentários