Aplicativo indica se usuário tem DST e precisa procurar médico

Unknown | domingo, março 10, 2013 | 0 comentários








Aplicativo indica se usuário tem DST e precisa procurar médico


Um aplicativo lançado nesta semana promete ajudar os usuário a saber se contraíram uma doença sexualmente transmissível (DST). O STD Triage permite bater uma foto das partes íntimas, onde haja algum tipo de irritação ou secreção que se suspeite ser uma DST (na sigla em inglês, STD), e enviar a imagem a uma equipe de dermatologistas. As informações são do Huffington Post.


Mas ele alerta que o aplicativo não fornece diagnósticos finais nem substitui consultas médicas. "A relação paciente-médico é essencial para um diagnóstico", explica, "mas podemos indicar a direção certa a seguir". O envio das fotos à equipe de dermatologistas é feito anonimamente.Em até 24 h os médicos habilitados respondem ao usuário sobre qual a possível causa do problema, e indicam o que fazer e se é necessário procurar um médico. "Somos basicamente um passo intermediário entre uma busca no Google e uma consulta médica", resume Alexander Börve, que criou o app na Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Börve, cirurgião ortopédico, já tem experiência com serviços médicos via app. Ele criou o aplicativo sueco iDoc .24, em 2009, que oferece o mesmo tipo de serviço, mas voltado a problemas dermatológicos em geral. Segundo ele, o iDoc 24 indica medicações não controladas em 70% dos casos recebidos. "Mas fazemos questão que os outros 30% procurem um médico imediatamente", reforça. O médico trabalha em uma tese sobre saúde digital na universidade americana.O app tem instalação gratuita e a postagem da foto também não é cobrada, mas para ler o parecer médico há uma taxa de US$ 9,99. O aplicativo existe apenas para iPhone, mas interessados podem usar a versão web do serviço, também anônima.


Category:

0 comentários