30 mitos e verdades sobre a celulite- parte 2

Unknown | segunda-feira, janeiro 07, 2013 | 0 comentários









VERDADE: A ação de produtos anticelulite é potencializada se combinados com exercícios físicos aeróbicos. Tatiana Cerqueira, médica especialista em medicina estética, da Onodera Estética (RJ), afirma: “Nesse tipo de treino há um aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos, e por isso a aplicação dos cosméticos é otimizada, já que eles são absorvidos com mais facilidade. Em nossa clínica, usamos o creme ou gel liporredutor nos tratamentos estéticos de celulite e gordura localizada, e indicamos o uso de creme também em casa.”
MITO: Homens e crianças não são atingidos pelo problema. O Dr. Garabet Karabachian Neto esclarece: a celulite acomete os dois sexos, sendo que nas mulheres a incidência é incomparavelmente maior. Segundo Denise Barcelos, da Clínica Dermatológica Paula Bellotti, a estrutura de septos da gordura da mulher é diferente da do homem. “A disposição destes septos na mulher predispõe mais o sexo feminino à celulite. As alterações hormonais na mulher também a predispõem mais que o homem para o problema”, complementa.
VERDADE: Medicamentos injetáveis têm sido testados com sucesso. O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Aloizio Faria de Souza, garante: novos medicamentos injetáveis, para uso na mesoterapia, têm sido estudados e vêm apresentando bons resultados na mobilização de gordura. A consagrada endermologia continua sendo um tratamento eficaz para celulite e, mais recentemente a carboxiterapia.
MITO: Sucos de fruta não adiantam nada. Adiantam sim. De acordo com a nutricionista Ione Leandro de Queiroga, da rede de clínicas de estética Onodera, para amenizar a celulite, um suco de abacaxi com maçã, cenoura e gengibre é ótimo. O abacaxi pode ser substituído por outras frutas aquosas de baixa caloria. Melancia, laranja-lima e maracujá são algumas opções. O suco pode ser preparado, de preferência, na centrifuga com duas porções de cada fruta e o gengibre a gosto. “É um suco rápido e fácil de preparar. O resultado também agrada praticamente a todos os paladares”, diz Ione.

VERDADE: Uso de calça jeans e roupa muito apertada pode causar celulite. Para o Dr. Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, a compressão dificulta a drenagem linfática e favorece o aparecimento de celulite.

MITO: Apenas malhação pesada acaba com a celulite. Ana Lúcia Zalaquett, diretora da academia paulistana Agência de Fitness, diz: os exercícios que reduzem ou eliminam a celulite de forma mais eficaz são os aeróbios, como caminhada, corrida, bicicleta, hidroginástica e natação. Mas isso não significa que exercícios mais localizados, como musculação, body pump, bottom half, entre outros, não colaborem.


VERDADE: A celulite é uma doença multifatorial. É o que afirma Dr. Roberto Rodolfo Jr. (angiologista e cirurgião vascular) – diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética – Regional RJ. Ele esclarece que se trata de uma doença que envolve desde problemas hormonais, neuroendócrinos, vasculares (problemas de circulação sanguínea e linfática) até fatores externos como: sedentarismo, tabagismo, erros alimentares. A velocidade com que a celulite vai evoluir, ou seja, piorar passando pra graus mais avançados vai depender dos fatores envolvidos e da faixa etária. Quanto mais antiga for à celulite, mais difícil fica de tratar, exigindo etapas diferentes de tratamento.

MITO: Celulite de grau 4 é irreversível. Para Aloizio Faria, os avanços da medicina estética desmentem essa frase. “Existem aparelhos e medicamentos que ajudam a tratar os graus mais avançados. O fundamental, nesses casos, é associação de técnicas, já que a celulite mais avançada, da mesma maneira que a celulite mais antiga, vai comprometendo vários sistemas. Há outros fatores envolvidos, por isso é importante atacá-los isoladamente, lançando mão de diferentes terapias, já que nenhuma é 100% eficaz”.


VERDADE: Má alimentação e sedentarismo são determinantes. É o que afirma a nutróloga e dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla. A alimentação realmente é um dos fatores no combate a celulite. É preciso consumir regularmente verduras, legumes e frutas pelo alto teor de fibras, que diminuem a absorção das gorduras e carboidratos devido à formação de uma intensa rede de fibras que aprisiona o alimento no centro do bolo impedindo assim sua absorção.


É verdade também que determinados hábitos são capazes de provocar o surgimento da celulite, além da má alimentação. O sedentarismo é um deles, porque comprime áreas que deveriam ter um bom aporte sanguíneo, como por exemplo, membros inferiores. Por isso, é fundamental a prática de atividade física, que acelera o metabolismo ajudando a restaurar o padrão normal.
MITO: Todos os graus de celulite devem ser atacados da mesma forma. Dependendo do grau da inflamação, certos tratamentos são mais ou menos eficazes. Assim, a drenagem linfática é recomendada para a inflamação de grau 1. Para as de graus 2 e 3, radiofrequência, infravermelho e endermologia. A de grau 4 pode ser atacada com intra-dermoterapia associada a equipamentos como radiofrequência, infravermelho e endermologia. Somando-se a isso, a paciente deve prestar atenção na mudança de hábitos.
Para o Dr. Aloízio Faria de Souza (nutrólogo), presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o fundamental nesses graus mais avançados é associação de técnicas, já que a celulite mais adiantada, da mesma maneira que a celulite mais antiga, vai comprometendo vários sistemas, tem mais fatores causais envolvidos, sendo necessário, portanto, resolver todos esses fatores isoladamente. De modo que é preciso utilizar diferentes terapias, pois nenhuma é 100% eficaz.

Category:

0 comentários