O que fazer em casos de ataque epiléptico.

Unknown | domingo, janeiro 06, 2013 | 0 comentários



O que fazer em casos de ataque epiléptico.

Epilepsia

Uma espécie de desorganização na atividade elétrica do cérebro. Os neurônios passam a transmitir informações desordenadas uns para os outros, provocando uma espécie de curto-circuito. Pode durar de apenas alguns segundos até algumas horas.

Qualquer um pode ser vítima
Sim, qualquer pessoa pode sofrer um ataque epiléptico, mesmo que não seja portador de epilepsia. Choque elétrico, deficiência de oxigênio, traumatismo craniano, baixa de açúcar no sangue, intoxicações, privação de álcool no caso de dependentes e overdose de cocaína são alguns dos fatores que podem provocar uma crise dessas.
As crianças pequenas também podem sofrer uma conversão parecida quando tem febre. São as chamadas convulsões febris, que não representam epilepsia para valer.
Existem, ainda, crises epiléticas sutis, em que a pessoa sente uma alteração temporária da memória ou de um dos sentidos, como o olfato, o tato e a visão.
Elas são comparáveis a um ataque localizado, porem sempre podem evoluir para a forma generalizada. Nesses casos, sempre é recomendável procurar um medico.

Sinais comuns na crise generalizada




A pessoa cai no chão e se debate com movimentos desordenados. Pode, inclusive, urinar ou defecar. O corpo fica rígido e os músculos tremem. Geralmente, a crise também causa a perda de consciência.

O que se deve fazer

  1. Procure deixar a pessoa deitada de lado. Isso evitará o sufocamento. Se não for possível, apenas deixe-a deitada.
  2. Retire todos os objetos de perto para que ela não se machuque ao se debater, tomando cuidado principalmente para proteger sua cabeça.
  3. Afrouxe fivelas do cinto, botões e gravatas.
  4. A vitima poderá morder a própria língua, mas não ira engoli-la. Por isso não coloque objetos em sua boca nem tente puxar a língua para fora.
  5. Afastado tudo o que poderia machucá-la, deixe a vitima se debater livremente até a crise passar.
  6. Passada a convulsão, deixe-a descansar.
  7. Procure ajuda médica.
Atenção:

  • Nunca tente segurar a língua de um individuo em pleno ataque epiléptico. Ou você corre o risco de ser mordido com violência e até perder o dedo.
  • Não jogue água sobre a vitima e jamais lhe de tapas
  • Não ofereça nenhum medicamento a vitima, a não ser que seja prescrito por um médico.
  • Se a crise ultrapassar cinco minutos, chame o resgate. Isso é sinal de uma atividade elétrica incessante, que pode lesar os neurônios, deixando sequelas graves.













Category:

0 comentários