Colesterol – Suco natural para reduzir o “mau colesterol”

Unknown | sexta-feira, janeiro 11, 2013 | 0 comentários












São produzidos no organismo, mais precisamente no fígado, diariamente 1g de colesterol, quantidade suficiente que o corpo necessita para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D e membranas celulares, entre outras importantes funções.

Porém, o organismo não necessita do colesterol dietético, encontrado em produtos de origem animal, e a maioria das pessoas o consome em excesso.

Altos níveis de colesterol no sangue aumentam o risco de ataques cardíacos. O colesterol torna-se um problema quando há excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no organismo. As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são benéficas, pois tiram o excesso de colesterol do sangue. Ocorrerão problemas de saúde se houver desequilíbrio nos níveis de HDL.

Carnes e laticínios (leites) são os principais agressores, pois contém alto teor de colesterol (LDL). Gorduras hidrogenadas, sólidas, como banha, margarina, manteiga, óleos, azeite-de-dendê também dever ser evitados. 

Coquetel para diminuir o colesterol
½ cenoura
½ maçã média
5g de gengibre
2 ramos de salsinha
1 copo de água
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.

Dose recomendada: duas vezes ao dia, entre as refeições.

3 dentes de alho
Polpa de acerola (100ml)
½ de abacate
2 copos de água

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições.

Propriedades terapêuticas dos ingredientes:

Alho: tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol.
Acerola: a vitamina C também possui a capacidade de diminuir o colesterol. Pode-se usar três capsulas de alho ao dia.
Abacate: a gordura monoinsaturada do abacate emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que PE o “mau” colesterol.

Trigo-sarraceno

Vantagens no consumo do trigo-sarraceno:

Boa fonte de ferro e de magnésio
Alto teor de amido, de proteína e de fibras
Não contém glúten, está liberada para portadores de doença celíaca
Possuí flavanóides, que são antioxidantes que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol mau (LDL)
A rutina presente no trigo-sarraceno também ajuda a combater o câncer

Desvantagem no consumo do trigo-sarraceno:

As sementes integrais são preparadas com ovos inteiros ou com claras de ovos, o que pode desencadear uma reação alérgica em pessoas suscetíveis.

Embora não seja um grão, e não tenha nenhuma relação com o trigo, o trigo-sarraceno é usado como se fosse. Algumas culturas usam sua farinha, feita da semente da planta, para preparar panquecas. As sementes torradas e descascadas, conhecidas como sêmola ou kasha, podem ser cozidas para preparar cereais, pudins ou um acompanhamento parecido com o bulgur (trigo para quibe).

Quando cozido, o trigo-sarraceno tem um sabor de nozes que combina muito bem com carneiro e com verduras de sabor acentuado, como o repolho. É comum misturar o trigo-sarraceno com ovos batidos, refogar ligeiramente e depois deixar cozinhar em água. A proteína presente na clara do ovo não deixa que as sementes se aglutinem, à medida que crescem e quebram as cascas. Os aminoácidos dos ovos combinam com os aminoácidos do trigo-sarraceno e fornecem uma proteína completa na refeição. Para fugir da gordura e do colesterol dos ovos, use apenas as claras.

Valor nutricional

Meia xícara de trigo-sarraceno contém aproximadamente 90 calorias, 3 g de proteínas e 51 mg de magnésio, um mineral necessário para a energia do metabolismo. Também fornece 0,8 mg de ferro.

Brotos de trigo-sarraceno são um complemento saboroso e nutritivo para saladas, alimentos preparados à moda oriental e outros pratos. As sementes frescas e com cascas prestes a germinar podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

O trigo-sarraceno tem flavonóides, que são antioxidantes. Eles diminuem o enrijecimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol HDL (o bom) e a baixar o LDL (o mau).

Em várias pesquisas, uma alimentação rica em grãos integrais como o trigo-sarraceno mostraram suas propriedades preventivas contra doenças como as cardiovasculares, como a aterosclerose, diabetes e obesidade entre outras, principalmente por suas fibras e outros compostos que incluem as gorduras polinsaturadas e que podem ter um efeito protetor contra estas doenças.

Tabela com o valor nutricional do trigo-sarraceno

ALIMENTO (100g)      Calorias Proteínas (g) Gorduras (g) Carboidratos (g)     Fibras (g)
Trigo Sarraceno (grão) 343   13,2           3,4             71,5       10
Trigo Sarraceno (farinha)335   12,6           3,1             70,5         10

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Fonte: Folha online

Fonte da tabela: Xenicare

As dietas que reduzem o colesterol

Se você está na dúvida sobre qual plano de reeducação alimentar colocar em prática, um novo estudo pode contribuir para a sua decisão. A dieta que prioriza as proteínas e a dieta do Mediterrâneo se mostraram mais eficazes na perda de peso, quando comparadas ao tradicional regime que corta gorduras do cardápio.

Mais detalhes sobre as dietas

A pesquisa que comparou os três métodos de emagrecimento resultou em mais uma novidade: a dieta que conta com poucos carboidratos no prato sai na frente das concorrentes apresentando uma melhora nas taxas de colesterol. É importante ressaltar, no entanto, que os três tipos de dieta foram vantajosos para a perda de peso e para a redução dos níveis de colesterol.

Durante dois anos, 322 pessoas foram acompanhadas em suas refeições, consumindo os alimentos indicados na dieta sob orientação dos pesquisadores. A principal financiadora do estudo foi a Fundação Robert C. e Veronica Atkins, entidade filantrópica que divulga a dieta de Atkins. A instituição garante não ter interferido nos trabalhos, feitos em Israel.

Na dieta de baixo teor de gordura, a estratégia foi manter o nutriente abaixo de 30% do valor calórico total da dieta, reduzindo assim, as calorias e o colesterol, utilizando grãos, vegetais e frutas.

Já as pessoas que seguiram a dieta do Mediterrâneo, tiveram uma redução de calorias, gorduras e colesterol em níveis similares, com o diferencial de enfatizar carnes de aves, peixes, azeite e nozes.

Enquanto isso, a única restrição da dieta rica em proteínas era feita aos carboidratos, mas não a calorias ou gorduras. A moderação foi o conselho para os participantes deste grupo consumiram fontes vegetarianas de gordura e proteína.

De acordo com a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, a dieta com baixa quantidade de gorduras tem a vantagem de poder ser seguida por qualquer indivíduo. Como ela não apresenta nenhuma restrição de alimentos, é mais fácil adaptá-la à rotina alimentar , explica.

Falando sobre a dieta Mediterrânea, a nutricionista conta que os principais participantes dos pratos são as gorduras protetoras, que agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Entre tais alimentos, óleos vegetais e peixes se destacam.

A dieta com baixa quantidade de carboidratos deve ser seguida por pessoas que não enfrentam grandes problemas de adaptação a uma elevada restrição de alimentos comuns do dia-a-dia, como frutas e massas , aconselha Roberta Stella. Tais alimentos deverão ser substituídos por fontes de proteínas, como ovos e carnes. Ela lembra, no entanto, que qualquer mudança na alimentação exige avaliação de um profissional, capaz de recomendar a dieta mais apropriada para seu perfil.

Tome cuidado também com o colesterol bom.

A ciência já constatou a importância de elevar o HDL, ou o chamado “bom” colesterol, e diminuir o LDL, ou colesterol “ruim”, para evitar doenças do coração. Entretanto, um novo estudo, da Universidade de Rochester, Estados Unidos, mostra que, para um determinado grupo de pacientes, nem sempre ter taxas altas de HDL é positivo.

A pesquisa é o primeiro a descobrir que um elevado nível de colesterol bom supostamente coloca um subgrupo de pacientes de alto risco com maiores chances para eventos coronarianos recorrentes, como dores no peito e ataques cardíacos, muita vezes seguidos de morte. 

Os resultados foram publicados no jornal Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, do American Heart Association. Ao avaliar 767 pacientes não-diabéticos que tiveram pelo menos um ataque cardíaco, os pesquisadores identificaram indivíduos com alto risco para eventos coronarianos.

Cerca de 20% da população total do estudo no subgrupo tinha risco elevado. Os pacientes do subgrupo de alto risco foram caracterizados como tendo altos níveis de proteína C-reativa (CRP), além do colesterol HDL elevado. Nesse subgrupo de alto risco, os pesquisadores também identificaram dois fatores genéticos associados com eventos coronarianos recorrentes. “Nossa pesquisa é orientada para podermos melhor identificar pacientes com alto risco”, disse James Corsetti, um dos pesquisadores do estudo. “A identificação desses pacientes pode ser útil na escolha de tratamentos adaptados às necessidades específicas de cada um. Isso nos leva um passo mais perto de alcançar o objetivo da medicina personalizada”.

Com a exceção desses pacientes sem o risco, sabe-se até hoje que o colesterol desempenha um papel importante no organismo, já que participa da produção dos hormônios sexuais e das glândulas supra-renais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (substância produzida pelo fígado, fundamental para a digestão das gorduras).



O problema dessa gordura está relacionado ao seu excesso. ” quantidade de ingestão diária não deve ultrapassar 300mg”, explica” a nutricionista Roberta Stella. A razão disso é que, para ser transportado pelo corpo, o colesterol conta com a ajuda de uma proteína chamada LDL. No vai-e-vem, a proteína acaba deixando rastros da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde. Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também ajudante no transporte do colesterol pelo corpo, ela entra em ação como uma espécie de faxineira varrendo todos os rastros nocivos. Por isso, é importante que as taxas de HDL sempre estejam acima das de LDL.

A hipertensão arterial e a obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério da saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil…

Fazer a troca de  alimentos pode ser uma boa medida para reduzir os níveis de colesterol no sangue. Confira algumas trocas inteligentes de alimentos parecidos entre si mas com propriedades muito diferentes e reduza os níveis de colesterol:
Troca de alimentos para baixar o colesterol

Elas estão na mesa do café da manhã de todas as famílias. Margarina ou manteiga, elas não podem faltar na hora do café, seja de manhã ou a tarde. Mas qual é a mais saudável? Qual é a que tem menos colesterol? Confira abaixo as respostas para essas perguntas:

A margarina é menos calórica do que a manteiga? Não, pois são identicos em seus valores calóricos.

Quando se fala em colesterol as pessoas logo lembram de coisas negativas sobre ele, como doenças cardíacas e o AVC. Mas o colesterol é muito importante para o funcionamento do nosso organismo.

O colesterol é uma substância vital para o bom funcionamento do nosso organismo e serve de base para uma série de hormônios. Mas então por que se tem tanto medo dele? O problema do colesterol está na falta de controle dos seus níveis sanguíneos causada pela nossa falta de educação alimentar…

A maneira mais eficaz de se evitar problemas relacionados ao colesterol alto é simplesmente preveni-lo. Com uma alimentação mais saudável e pequenos hábitos no dia a dia podem ser armas poderosas para evitar esse mal.

O colesterol é o principal esterol de origem animal, podendo apresentar-se na forma livre, combinado com ácidos graxos de cadeia longa ou como ésteres de colesterol, tornando-se componente estrutural essencial das membranas e das lipoproteínas plasmáticas…

Pesquisas indicam que a cebola ajuda a reduzir o colesterol. Foi constatado em pessoas que ingerem cebola crua com frequência uma redução do colesterol total e um aumento na taxa de colesterol bom.

A laranja fornece ao organismo pectina, uma forma de fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol no sangue, especialmente o tipo LDL, o colesterol ruim.

Estudos confirmam que o alho ajuda a reduzir o nível elevado de colesterol. Comer de um a dois dentes de alho por dia pode diminuir o nível de colesterol em 10%.

Alguns cientistas revelaram que em grupo de pessoas seguindo dieta com baixo teor de gordura, aqueles que incluíram 35 a 45g de farinha de aveia por dia em seu cardápio, tiveram queda de 3% no colesterol total, e um corte de 14% no tipo ruim em apenas 8 semanas.

Ingerir mais grãos pode reduzir a taxa de colesterol no sangue – um dos fatores de risco, nas doenças do coração. Uma pessoa que ingere 115g (peso seco) de feijão diariamente, mantendo a mesma ingestão de calorias e gorduras, pode ter uma redução de 19% de colesterol no sangue.

A amêndoa, apesar de rica em gordura (monoinsaturada), ajuda na queda do colesterol. Pacientes com uma dieta com pouca gordura tiveram uma queda de 10% na taxa de colesterol, especialmente do tipo ruim, após a ingestão diária de 84g de amêndoas, no período de 3 semanas.

Reduza a ingestão de ácidos graxos saturados e trans para cerca de 10% do total de calorias (cerca de 20g por dia para mulheres e 22g para homens). Ácidos graxos saturados e trans (normalmente rotulados nas embalagens como “hidrogenados”) são as principais gorduras encontradas no queijo, carnes, biscoitos, bolos, tortas, chocolate e produtos à base de leite integral e qualquer outra gordura sólida.

Tome como hábito comer abacate, pois ajuda a diminuir o colesterol, apesar de ser rico em calorias.

Outros alimentos que contribuem para a redução do colesterol são: peixes oleosos, nozes, semente de linhaça, grão de soja e gérmen de trigo.

Uma experiência escocesa, feita em 1979 com voluntários saudáveis, mostrou que a ingestão de 200g de cenoura crua por dia durante 3 semanas reduziu o nível de colesterol no sangue em 11%. O nível subiu com o término da experiência.

Pegue 1 kg de abóbora, bata no liquidificador, com um pouco de água (o suficiente para poder batê-la). Coe por uma peneira bem fina, retirando todo o suco. Tome um copo em jejum durante uma semana. Depois de alguns minutos, tome o café da manhã indicado para o seu caso. Descanse durante uma semana e tome por mais uma semana. Repita mais uma vez até completar 21 dias. Dizem que é um remédio natural e supereficaz.

Descasque uma lima-da-pérsia, bata a casca no liquidificador com um pouco de água e algumas folhas de hortelã. Adoce a gosto e tome o suco gelado. É indicado para a redução do colesterol


Category:

0 comentários