Pimenta, sexo anal e papel higiênico; tire dúvidas sobre hemorroidas

Unknown | quinta-feira, janeiro 10, 2013 | 0 comentários




É verdade que pimenta pode causar hemorroidas? O uso inadequado do papel higiênico agrava o problema? Afinal, sexo anal contribui ou não para este quadro? Para algumas pessoas, fazer perguntas ou admitir ter hemorroidas é uma barreira, seja por medo e até vergonha. Mas o fato é que há várias dúvidas sobre o assunto. 
De acordo com Luiz Carlos B. do Carmo, coloproctologista e gastroenterologista em cirurgia geral do Hospital São Luiz, em São Paulo, a timidez começa na infância, principalmente entre as mulheres. "O homem tem facilidade em evacuar em qualquer lugar, sem pudor, mas as mulheres preferem em casa", disse. 

Junto com o hábito de frequentar apenas o próprio banheiro, a má alimentação, falta de costume de beber água e até mesmo o fato de prolongar o tempo sentado no vaso sanitário lendo uma revista podem contribuir para essa complicação. Por isso, com a ajuda de Luiz Carlos e de Miguel Russo Junior, coloproctologista do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o Terra tirou as principais dúvidas sobre hemorroidas. Confira a seguir e fique longe do problema.


O que são as hemorroidas?


As hemorroidas são uma dilatação das veias localizadas no canal anal e podem ser divididas entre internas e externas. “Eu costumo comparar com uma espécie de varizes no ânus”, explica Luiz Carlos. De acordo com o especialista, enquanto as internas geralmente são agudas, as externas são crônicas e desenvolvidas ao longo dos anos.

Quais são as causas?


Há uma série de fatores que podem causar hemorroidas, mas o principal é a alimentação pobre em fibras e, consequentemente, o mau funcionamento do intestino, segundo Miguel. “Ela acontece em pessoas com intestino preso, mas há outras coisas que favorecem o aparecimento da hemorroida, como diarreia crônica, uso inadequado de papel higiênico, a gravidez porque aumenta a pressão intra-abdominal e até mesmo a posição ortostática do homem, já que se fossemos quadrúpedes seríamos menos predispostos a desenvolver o problema”, explicou.  

O problema é mais comum em homens ou mulheres? Em qual idade costuma aparecer?

As hemorroidas aparecem principalmente em adultos jovens, entre 20 e 50 anos. De acordo com Luiz Carlos, isso acontece porque cada vez mais pessoas seguem uma alimentação com produtos industrializados, pouca água, excesso de refrigerante e sucos artificiais.
No geral, o problema atinge homens e mulheres na mesma proporção, mas as mulheres costumam procurar um especialista com mais frequência. “Desde criança, o homem tem facilidade em evacuar em qualquer lugar, sem pudor, mas as mulheres preferem em casa. Segurar a evacuação contribui para o aparecimento de hemorroidas”, justificou o coloproctologista do Hospital São Luiz.



Quais são os sintomas?

O sintoma mais comum da hemorroida é o sangramento. ”Pode ser um sangramento no papel higiênico ou em forma de gotejo após a evacuação. É importante dizer que esse é um sangue bem vermelho, bem vivo. Outro sintoma é quando, com o dedo, é possível sentir que a mucosa anal se exterioriza e o paciente percebe que tem alguma coisa para fora”, orientou Russo.
Ao contrário do que muita gente pensa, dor não é um sintoma comum entre pacientes com hemorroidas. “Geralmente, quando tem dor é porque tem alguma outra complicação. A hemorroida só dói quando inflama, o que também é chamado de hemorroidite”, esclareceu Miguel.
É verdade que comer pimenta agrava o problema?

Sim. Se você foi diagnosticado com hemorroida, fique longe de comidas picantes e condimentos. De acordo com Miguel, a pimenta não é uma causadora do problema, mas ela ajuda a agravar e irritar a região. “Qualquer pimenta, principalmente a pimenta do reino, sai do jeito que entra. O organismo não tem capacidade de atuar quimicamente no alimento. Então o indicado é evitar”, disse.




O uso indevido de papel higiênico pode ser um dos causadores?
Sim. “Tudo o que é irritante para a região anal deve ser evitado, inclusive passar muitas vezes o papel higiênico, que pode causar coceira”, explica Luiz Carlos. Por isso, sempre que possível, o ideal é substituir o papel por água na hora de fazer a higienização.
“O intestino funciona de manhã e eu uso o papel higiênico, além de irritar, não limpa tudo  Essa é uma área que não tem contato com o ar. Então acaba umedecendo durante o dia e acaba machucando. Isso só resolve com duchinha”, acrescentou Miguel.
Sexo anal pode causar hemorroida?

Não. Sexo anal não é um causador de hemorroidas, mas de acordo com o coloproctologista Luiz Carlos, o melhor é não praticar caso o paciente já tenha sido diagnosticado com o problema para evitar desconforto e outras complicações.
Pessoas que têm varizes são mais propensas a ter hemorroida?

Não. Apesar de a hemorroida ser uma espécie de varizes no canal anal, não é comprovado que pessoas que apresentam varizes nas pernas são mais propensas a desenvolverem o problema. “O mecanismo é totalmente diferente entre o retorno venoso dos membros inferiores e da circulação anal”, justificou Miguel.
Como é feito o tratamento?

O tratamento pode ser ambulatorial ou cirúrgico, dependendo da gravidade da hemorroida. Segundo Miguel, existem algumas técnicas feitas ambulatorialmente (escleroterapia, crioterapia, fotocoagulação..) e, no geral, elas causam uma necrose na veia dilatada, que desaparece depois de uma semana. Além disso, existem pomadas e anti-inflamatórios que diminuem os sintomas.
Em outros casos, o problema precisa ser tratado cirurgicamente, onde a hemorroida é retirada. Segundo os especialistas, há dores durante a primeira semana no pós-operatório, principalmente durante a evacuação, e secreções. A recuperação total acontece, em média, após 15 dias.


Depois de tratado, o problema pode reaparecer?

Depois de retirada, a veia dilatada não reaparece, mas novas podem surgir. Principalmente se a pessoa continuar com o hábito intestinal constipado. “Por isso é tão importante ter um acompanhamento na alimentação, tentar reeducar o intestino e não ficar muitas horas sentado naquela posição para não pressionar a região do ânus”, aconselhou Luiz Carlos.
Como evitar hemorroidas?

De acordo com os especialistas, o melhor é apostar em uma dieta rica em fibras, com  legumes, verduras, frutas, linhaça e laticínios. ”O intestino funciona com o que sobra da digestão e alimentos ricos em açúcar e carboidratos são completamente absorvidos. Não sobra nada”, explicou Miguel.
Outras dicas são beber bastante água, fazer várias refeições diárias, não passar muito tempo sentado no vaso sanitário, trocar o papel higiênico por uma duchinha e tentar ir ao banheiro pelo menos duas vezes ao dia. “Tem uma receita da bisavó que é ótima. Deixe três ou quatro ameixas num copo com água, cubra com pires e no dia seguinte tome o caldo e as ameixas. Funciona”, aconselhou o coloproctologista do Hospital Samaritano.
Câncer colorretal X hemorroidas

É preciso ficar atento para não confundir os sintomas. De acordo com Luiz Carlos, o câncer colorretal aparece com sinais de sangramento, emagrecimento e alterações no hábito da evacuação. “A pessoa tem intestino normal e de repente fica dois ou três dias sem evacuar ou começa a evacuar muitas vezes”, alertou.

A hereditariedade também é um sinal importante para pacientes com câncer. Nos dois casos, o mais indicado é procurar um coloproctologista para realizar o diagnóstico definitivo.

Category:

0 comentários