Cuidados com a alimentação das crianças nas festas de fim de ano

Unknown | domingo, dezembro 23, 2012 | 0 comentários






Não é só com presentes que a família adora mimar os reizinhos da casa. Estrelas da noite de Natal, as crianças ganham mais liberdade para comer os quitutes e pratos natalinos sem restrição. Mas é bom ficar de olho no que os pequenos comem, pois os exageros tendem a prejudicar a digestão. A médica nutróloga da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) Márcia Sebastião afirma que os pais devem ter uma atenção maior com as frutas natalinas. 

"As frutas secas natalinas, nozes e castanhas também são saudáveis, mas aconselho não abusar das quantidades: duas ou três de cada, pois apesar da boa qualidade das gorduras e conterem nutrientes como zinco e selênio, uma maior quantidade poderá fazer com que a criança tenha problemas gastrointestinais", explica. 

Como as frutas secas são desidratadas e contêm a mesma quantidade calórica da fruta fresca, só que num volume bem menor, fica fácil a criança ingerir uma quantidade maior e depois ter problemas de saúde. 

Confira abaixo as dicas da especialista:

Bebês até 1 ano: mantenha os hábitos

alimentares

Respeitar os hábitos e horários alimentares do bebê é a garantia de um Natal e Ano Novo tranquilos. Os bebês precisam de rotina e quando o esquema é alterado a criança pode ficar mais agitada, irritada e até ter problemas com vômitos, diarreia ou alergias alimentares. "Entre as crianças abaixo de 1 ano, devem continuar com seu esquema alimentar, e não se deve oferecer alimentos diferentes dos que ela está acostumada. E essa deve ser a conduta sempre com crianças desta idade, evitando alimentos industrializados, com corantes e conservantes, refrigerantes", orienta a médica nutróloga da ABRAN Márcia Sebastião.

Até os 5 anos: cuidado com a gordura

Como a alimentação nesta fase começa a ser mais parecida com a da família, é normal a criança começar a provar os alimentos da ceia. Comece com os leves, sem condimentos ou molhos fortes. "Provar carnes magras, bem cozidas e picadas, peru, aves natalinas e mesmo a carne de porco pode ser oferecida na hora do seu jantar, mas evitar que ela fique beliscando alimentos fora do seu horário habitual. Frutas e sobremesas sem muitos cremes podem ser oferecidas, evitando, claro, as preparações gordurosas", explica Márcia.

A partir dos 5 anos: a moderação é o melhor 

caminho


Se a criança não tiver restrições alimentares, é normal participar mais da ceia e comer maior sorte de alimentos da mesa. "Tender, peru, pernil e outros são permitidos, mas com pouca gordura", salienta a nutróloga. Já as crianças que têm um hábito alimentar mais saudável tendem a controlar a quantidade de alimentos. Mas se esse não é o caso do seu filho, a médica dá uma dica para driblar a ansiedade dos pequenos: "Para aquelas mais gulosas, a família deve evitar excessos. Uma estratégia é não deixá-la esperando a ceia, que normalmente é mais tarde do que o jantar normal. Com fome, ela vai beliscando salgadinhos e doces. Oferecer o jantar habitual com alimentos saudáveis, legumes e saladas, vai controlar seu apetite para que mais tarde não abuse de alimentos mais pesados que componham a ceia.".

Category:

0 comentários