Guia de Prevenção Contra Dengue

Unknown | segunda-feira, dezembro 24, 2012 | 0 comentários







Como Posso Identificar o Mosquito da Dengue?

O Aedes aegypti, como é chamado o mosquito da dengue, é menor que a unha do seu dedo, tem cor marrom escura ou preta e listras brancas no corpo e nas patas. Veja estas imagens abaixo:


  
















Ele costuma picar nas primeiras horas do dia e nas últimas horas da tarde, porque ele não gosta de sol forte. Quando está muito quente, ele ataca na sombra, bem onde a gente fica para não se queimar do sol. Há suspeitas de que o Aedes também ataca à noite. O pior é que a sua picada não dói e nem coça, então a gente não percebe. Geralmente os mosquitos da dengue entram em ação em temperaturas elevadas, em torno de 30ºC a 32ºC. Com o frio a quantidade de mosquitos diminui.


O que a pessoa sente quando tem dengue? Quais os sintomas?

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. Existem dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica.

Dengue Clássica: A pessoa tem febre alta, fortes dores de cabeça, no corpo e por trás dos olhos. Seu corpo fica com manchas vermelhas, parecida com as do sarampo. A pessoa também sente enjoo, fica tonta e muito cansada.

Dengue Hemorrágica: É a forma mais grave de dengue e pode matar. O doente tem dores fortes e contínuas na barriga, vomita muito, fica com a pele branca como papel, com as mãos frias e úmidas. Seu nariz, boca e gengivas sangram. Ele também tem manchas vermelhas na pele, sente muito sono, não consegue parar quieto e acaba não dizendo coisa com coisa. Sente dificuldade para respirar e pode desmaiar.

Estou com dengue como posso me curar?

A pessoa deve se manter em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos recomendados pelo médico. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo.

Como posso evitar a picada do mosquito da dengue? 

Da mesma forma que você evita a picada de outros mosquitos, usando:

Espirais ou vaporizadores elétricos: devem ser colocados ao amanhecer ou antes do pôr do sol, horários em que o mosquito da dengue mais pica.

Mosquiteiros: São aqueles tecidos com minúsculos furinhos que não deixam o mosquito passar, mas permitem a circulação de ar. Devem ser usados principalmente em casas com crianças, cobrindo as camas e outros lugares usados para dormir, tanto durante o dia quanto à noite.

Repelentes: São cremes para aplicar no corpo que impedem que o mosquito pique. Leia no pote do repelente se ele pode ser aplicado em qualquer tipo de pele para que você não tenha alergias.

Telas: São como os mosquiteiros, mas são mais firmes para serem usadas em portas e janelas. Elas permitem que o ar circule dentro de casa e barram os mosquitos.

A dengue é transmissível por copos, roupas e objetos?

Não, apenas pela picada do mosquito contaminado.

Qualquer pessoa picada pelo mosquito ficará doente?

Não. Isso só ocorre se o Aedes estiver contaminado pelo vírus.

Como posso ter certeza que o pátio da minha casa não tem larvas do mosquito.

Siga 4 passos:

1) Elimine os pratos debaixo dos vasos, sobre tudo os que ficam no quintal. Dentro de casa, caso o prato seja necessário, coloque um pouco de areia nele. Assim, a água que escorrer do vaso não formará poças e ficará retida na areia.

2) Limpe os recipientes de água como, por exemplo, o pote onde seu animal de estimação bebe água.

3) Ajude a remover o lixo para não permitir que forme poças d'água nele.

4) Peça para os seus pais (caso você for uma criança) tamparem os depósitos de água, como caixas d'água.

Piscinas, mesmo limpas, são focos do mosquito?

Se a água for tratada com cloro, não há problemas. Mas, com o calor, o tratamento deve ser feito pelo menos uma vez por semana.

Cuidado dengue pode matar, vamos prevenir!!!!

Category:

0 comentários