Escolha o Óleo Certo Pra Você!

Unknown | quarta-feira, dezembro 26, 2012 | 0 comentários







Existe uma variedade imensa de óleos comestíveis, e como é impossível falar de todos eles, vamos conversar sobre os principais.

Óleo de Girassol

O óleo de girassol é rico em vitamina E, que é antioxidante e combate os radicais livres, além de ser fonte de vitamina K, que ajuda na saúde óssea, dentre outras coisas.

Além disso, é rico em triptofano, o aminoácido do bom humor.

Apesar de benéfico, o consumo deve ser controlado, pois em excesso acaba ativando substâncias inflamatórias que são nocivas ao organismo.

Óleo de Macadâmia

Outro óleo bom é o de macadâmia,  fonte rica de ômega 9, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a saciar a fome, além de reduzir o estocamento de gordura no organismo.

Óleo de Soja

O óleo de soja não pode ser considerado o supra sumo de “alimento” saudável, mas  contém três substâncias bastante benéficas: os fitoesteroides  as isoflavonas  e os terpenoides.

gorduras bem Escolha o Óleo Certo Pra Você!

Os fitoesteroides reduzem o colesterol, os terpenoides combatem os radicais livres e a isoflavona ajuda na prevenção da arteriosclerose.

Azeite de Oliva

Um dos óleos mais gostosos e mais conhecidos, o azeite de oliva, sobretudo o extravirgem, é muito benéfico, o que não significa que possa ser consumido em excesso.

Ele é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento, além de proteger o coração.

O ideal é que seja escolhido o virgem e o extravirgem, que são muito mais benéficos que o azeite de oliva misturado com outros óleos.

Óleo de Coco

óleo de coco é o óleo do momento e possui ação termogênica, ajudando o organismo a queimar mais calorias.

Além disso, é rico em gorduras monoinsaturadas, que protegem o coração, reduzem o colesterol ruim e melhoram a imunidade.

Como qualquer outro óleo, deve ser consumido com cautela, pois pode levar ao aumento de peso.

Azeite de dendê

Apesar de ser rico em vitamina E e vitamina A, o azeite de dendê (amo!) é gordura saturada pura, que faz mal, muito mal, ao coração.

Margarina

margarina é, de verdade, um problema, pois durante sua fabricação as gorduras boas se transformam em ruins, o que causa danos a saúde.

Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça é benéfico para a saúde em geral, protegendo o coração, atuando no sistema hormonal e fortalecendo o sistema nervoso e imunológico.

Além disso, contém ômega 3, que ajuda na redução dos triglicerídeos e na melhora do bom colesterol.

Óleo de Milho

O óleo de milho é benéfico, uma vez que é rico em ômega 3 e 6, vitamina E e vitamina A.

A vitamina A protege a visão, a vitamina E combate os radicais livres e os ômegas reduzem o colesterol ruim.

Vale lembrar que esses óleos, mesmo os chamados de “bons”, não devem ser aquecidos, pois nas altas temperaturas as gorduras boas saturam e acabam se transformando em gorduras ruins.

Existem outros óleos, mas esses são os mais usados, então, quando for “fazer feira”, observem direito qual óleo estão levando pra casa e escolha sempre o melhor.

Sua saúde agradece!

Category:

0 comentários