Minha história: COMBATE AO CÂNCER PANCREÁTICO

Unknown | sábado, dezembro 29, 2012 | 0 comentários






DEPOIMENTO - Carlos Alberto Ayc Campelo

Um relato  desde que eu fui acometido por esta enfermidade:

O COMEÇO

Exatamente a 01 ano atrás, dia 13 de dezembro de 2011, estava sendo desenvolvido uma campanha de controle do colesterol e diabetes, através do teste do dedo. Me apresentei e fiz o referido, o qual acusou um índice altíssimo de glicose (240 un) sendo que a referencia máxima é de 100 un. Foi-me recomendado a procurar um medico com urgência, o qual fiz e ficou constado que eu estava diabético, devendo começar o tratamento imediatamente.

Isto feito, passei a um melhor controle em minha alimentação, tirando o que faz mal e colocando mais verde, e outros produtos próprios para os diabéticos. O tempo passando e eu passei a perder peso, pois no inicio de tudo eu pesava 112 kg e paulatinamente cada més eu emagrecia mais, mas o médico nutricionista falou-me que é normal, ate chegarmos ao peso ideal.

Os dias passando, eu seguia em meu tratamento para controle da glicose, sentido alguns mal estar, principalmente no estomago, mas de uma maneira dentro do possível  sem maiores consequências.

O DIAGNÓSTICO 

Mas, infelizmente o pior estava por vir, quando chegou exatamente no dia 13 de Abril de 2012, foi diagnosticado que eu era portador de Câncer na cabeça do pâncreas. Como eu fui saber é que dois dias antes, minha esposa, Marcela Carola Severiche, no despertar ela notou que eu estava ficando com um tom amarelado,  eu até comentei, deve ser algum problema no figado, mas no outro dia estava muito mais acentuado.

O Doutor Braga, do qual eu era paciente no tratamento da diabetes, foi o que solicitou uma ultrassonografia e por ela diagnosticou o câncer. Ele me orientou que eu deveria imediatamente consultar com um especialista em Oncologia, pois o meu caso era gravíssimo. 

Fomos em busca do especialista em Oncologia, tinham indicado-me o Dr. Gilmar Espirito Santo, mas ele estava viajando. No sábado  dia 14 de abril, procurei um médico o qual me examinou e verificou os exames que estavam comigo, foi onde solicitou minha internação e já pedindo vários exames, inclusive ele conseguiu falar via fone com o Dr. Gilmar, que ficou de estar aqui na segunda-feira e me examinar. 

Isto feito, foi dado inicio aos preparativos para que eu viesse a sofrer uma cirurgia para desobstruir as artérias biliares, que estavam totalmente comprometidas, infelizmente não teve sucesso, não foi possível a desobstrução da artérias. Volta ao quarto do hospital e ai começar os preparativos para a grande cirurgia na tentativa da retirada do câncer, a qual foi feita no dia 24 de abril de 2012. 

Pela narrativa de minha esposa, durante a cirurgia após 7 horas já no centro cirúrgico do Hospital Santa Rosa, o Dr. Gilmar, dirigiu-se a ela dando a seguinte explicação: "Não foi possível a retirada do tumor, já fizemos vários procedimentos, tais como, retirada dos nódulos do figado, pois já estava ocorrendo a metástase e expandindo para outros órgãos, foi retirado 12 cm do intestino delgado, recolocação do duodeno, retirada da vesícula, desobstrução e retirada das vias biliares", enfim, um grande procedimento tinham executado, mas o pior é que do órgão totalmente afetado, ele não poderia prosseguir por que minhas defesas estavam muito baixas, eu estava muito debilitado. Ele falou que teria que parar pois dai em diante não havia como ter segurança que eu iria resistir, podendo vir a óbito se ele continuasse, onde minha esposa fez a seguinte colocação: Doutor, o que eu quero é meu marido com vida. Então ele deu por encerrada a cirurgia. 

Fui levado para a UTI onde estive em coma por alguns dias, depois voltando ao normal, fiquei em recuperação por vários dias, ate 26 de maio de 2012, onde me foi dado alta e voltando a minha casa, onde passei por momentos sentindo dores dilacerantes na altura da ferida e também nas costas e nos membros inferiores, pois esta doença é refletiva, ela se espalha por todo o corpo.

RETORNO A CASA

Assim, foi passando os dias, dando inicio ao tratamento paliativo, ou seja somente para tentar parar o avanço do câncer, o qual foi diagnosticado sem cura, ficando assim eu a merce de um milagre, conforme uma Doutora Oncóloga me falou, que era minha única esperança.

A equipe médica que atualmente me atende esta formada por 2 médicos oncólogos,   01 medico cirurgião oncólogo, 01 médico da dor, 01 nutricionista, uma equipe de enfermagem super especializadas e atenciosas, assim como as recepcionistas da CLINICA ONCOMED e 01 psicologa (a qual deixei de consultar, pelo fato da mesma ter orientado, que de agora em diante eu não estaria pesquisando nada sobre o tratamento, que o eu deveria fazer era somente pensar da maneira que eu desejo morrer, que era para eu deitar-me e ficar imaginando como sera, fiquei pasmo com o que ela disse, por isso resolvi não frequentar mais.)

O TRATAMENTO

Alem da quimioterapia que são aplicados nas segundas-feiras intercaladas, tomo uma quantidade expressiva de medicamentos tais como 720 miligramas de morfina  por dia, mais um adesivo que expele o medicamento por três dias, devendo ai ter que troca-lo sucessivamente.

Entre estes medicamentos e um suplemento vitamínico que tenho que tomar diariamente o custo é de R$ 3.400,00 mês, o que  é um verdadeiro absurdo, tanto é que tivemos que entrar com liminar judicial para que possa eu adquirir estes medicamentos, mas mesmo assim, muitas vezes quando vamos fazer a retirada dos mesmos, não tem, esta em falta no estoque. Assim o que temos que fazer é dar jeito de adquirir, pois sem estes medicamentos não teria como suportar, com certeza eu seria acometido de dores atrozes e fraquezas.

Também estou passando por tratamento laser terapêutico  o qual é feita as aplicações em minha mucosa bucal, para evitar que saiam feridas tipo aftas, pois assim eu ficaria impossibilitado de me alimentar, ficando cada vez mais debilitado. A Dra. Cristiane Leite e o Dr. Bernar Benites, são os meus anjos da guarda. Eles atendem na Av. Comandante Costa ao lado da Clinica Oncomed, clinica onde faco o tratamento Quimioterápico,   sendo o nome da Clinica Odontológica REVIVERE.

Estamos chegando ao final do ano, 2013 ai esta a minha espera, e eu seguirei na minha luta, contando com o apoio de meus familiares, irmãos em Cristo e amigos em geral. Na expectativa de que o Instituto Butantan me convoque o mais breve possível.

FELIZ ANO NOVO!!!!  FELIZ 2013 !!!1

Category:

0 comentários