Os benefícios do alho. Conheça seu poder e propriedades terapêuticas

Unknown | segunda-feira, dezembro 31, 2012 | 0 comentários






Os benefícios do alho. Conheça seu poder e propriedades terapêuticas:

Os benefícios do alho  para nossa saúde são amplos, além de possuir um sabor bastante peculiar e ser indispensável na culinária mundial, o poderoso alho possui propriedades terapêuticas que ajudam o organismo a prevenir e combater diversos tipos de doenças.

O poder do alho como antisséptico natural é conhecido desde que foi descoberto e utilizado pela primeira vez, na Ásia Central. Gripes, tuberculoses e enfermidades contagiosas são apenas alguns dos exemplos dos benefícios desse alimento para nossa vida.
Alho

Curiosidade do Alho na história:

Se formos olhar para trás, na história antiga, podemos verificar que o poder do alho era famoso na China e Índia, onde era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea.

No Egito e Grécia o alho era considerado um poderoso afrodisíaco.

Os russos já sabiam a muito tempo dos benefícios do alho, tanto que era conhecido neste país como “Penicilina Russa” pela sua ação benéfica contra bactérias e fungos.

Outras características benéficas do alho:

O alho detém o poder de reduzir o colesterol do sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas. Uma dieta que contém alho, pode ajudar a evitar a formação de placas de gordura na parede das artérias.

Os benefícios do alho não param por aí, rico em vitaminas A, B1, B2, e C, ainda contém propriedades antiasmática, antioxidante, antirreumática, estimulante cardíaco, regulador da pressão arterial, febrífuga, digestiva, vermífuga e expectorante.

Dicas para utilização do alho:

- Para que o alho não se torne indigesto, corte-o no sentido do comprimento e remova o filamento existente no centro do dente.

- Para acabar de uma vez por todas com o odor exalado após o consumo do alho, beba o suco diluído de limão ou mastigue por algum tempo folhas de alface, salsa, erva doce ou café em grão torrado.

Conclusão:

Consuma alho, aproveite seu poder e todos os benefícios que ele proporciona para o seu organismo  e seja feliz!



Conheça os principais nutrientes do alho.

Vitamina B6  – A vitamina B6 ajuda o sistema de imunização do corpo, é importante para o metabolismo de determinadas proteínas, além de controlar o nível de glicose no sangue.

Vitamina C  – Muito importante no fortalecimento do sistema imunológico, utilizada em tratamentos antialérgicos, ajuda na absorção do ferro pelo organismo, além de dar maior resistência aos ossos e dentes.

Cálcio  – O cálcio é imprescindível para o correto funcionamento do sistema imunológico, contração muscular, coagulação sanguínea e pressão arterial, além de ter uma importância fundamental no fortalecimento dos ossos e dentes.

Cobre – Além de sua propriedade imunológica, o cobre protege contra oxidação e anemia, colabora com o cérebro e o sistema nervoso central e possui importância na saúde cardiovascular.

Ferro – O ferro se trata de um nutriente fundamental para a vida, com atuação principal na fabricação das células vermelhas do sangue, além do transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Magnésio – Esse mineral é encontrado principalmente nos ossos e músculos, com fundamental papel na contração muscular e metabolismo energético. Enfim, o magnésio tem uma importância fundamental no desempenho de exercícios físicos.

Fósforo – O fósforo é um sal mineral de extrema importância na formação e crescimento dos ossos e dentes. Seu papel no metabolismo energético é de extrema importância.

Potássio – Quem possui deficiência de potássio sofre de fraqueza muscular, desorientação e fadiga. O potássio é de extrema importância para a transmissão nervosa, contração muscular sem contar no equilíbrio de fluídos no organismo.

Iodo – Importante para o funcionamento da glândula tireóide, o iodo ativa o funcionamento cerebral, colabora para o armazenamento de oxigênio nos músculos e evita que a gordura seja depositada nos tecidos.

Enxofre – Ajuda na digestão, possui ação desinfetante além de participar do metabolismo das proteínas.

Aprenda como aproveitar o melhor do alho e seu poder curativo:

Hipertensão:

Deixe 200g de dentes de alho descascados por 14 dias em um litro de conhaque, em uma garrafa arroada.

Durante os 14 dias será necessário sacudir a garrafa várias vezes por dia e no fim do ciclo, coar tudo.

Depois de pronto, utilize uma colher de chá desse líquido em meio copo de água, três vezes ao dia.

Este remédio poderá ser guardado até por um ano.



Vermífugo:

Para combater os vermes através do poder do alho,  será necessário comer 3 dentes de alho pela manha em jejum durante sete dias.

Dor de ouvido:

Para dor de ouvido, será necessário amassar um dente de alho em uma colher de sobremesa de azeite morno.

Para aplicar será preciso pingar 3 gotas no ouvido e tampar com algodão.

Arteriosclerose:

Coma 3 dentes de alho picado (cru) , 3 vezes por semana, durante 3 meses.

Disenteria bacilar e enterite:

Ferva 2 dentes de alho em água e consuma uma dose no início das refeições, três vezes por dia, durante 2 ou 3 dias.

Coqueluche:

Mergulhe 60g de alho em água gelada durante 5 ou 6 horas. Após retirá-los da água, adicione um pouco de açucar branco e beba uma colher de sopa 3 vezes por dia durante 5 dias consecutivos.

Sarna:

Esfregue a parte afetada da pele com alho triturado em azeite de oliva.

Micoses, acnes e picadas de inseto:

Amasse alguns dentes de alho até obter uma pasta e aplique com gazes no local a ser tratado. Outra alternativa seria misturá-lo com álcool ou água destilada, assim, seu efeito é potencializado como antisséptico.

Dores e inflamações:

Para utilizar o alho no tratamento de dores e inflamações é necessário fazer um unguento misturando a polpa de alho com óleo de oliva. Este unguento deve ser colocado sobre o local afetado e protegido com gaze.

Para a eliminação de calos ou verrugas, deve ser aplicado por pelo menos 12 noites consecutivas.

Inflamação na garganta:

Utilizar o alho para curar uma inflamação na garganta é mais simples do que parece, basta misturar 1 dente de alho batido, sumo de limão e uma colher de mel de abelha.

É necessário tomar uma colher de sopa, 3 vezes ao dia.

Insônia:

Quer curar sua insônia? Basta esmagar um dente de alho em uma xícara de leite quente, deixar por infusão por 10 minutos e beber.

Resfriado comum:

Ferva 50g de alho em uma caneca com água, juntamente com cabeças brancas de cebolas verdes e gengibre fresco.

Para fazer efeito é necessário beber o preparado quente.

Gripe, resfriado, tosse ou rouquidão:

Amassar 2 dentes de alho e mergulhar em um copo de água.

Deixe de molho por 12 horas.

Depois de tudo pronto, tome um copo do preparado 3 vezes ao dia.

Vermes:

O poder de cura do alho é tão grande, que até vermes ele pode combater. Para isso leve ao fogo 3 dentes de alho amassados em leite açucarado.

Deixe ferver por um minuto.

Depois de pronto, tome de 2 a 3 colheres por dia.


Category:

0 comentários