Celulite e estrias - O que fazer?

Unknown | sábado, janeiro 05, 2013 | 0 comentários



A maioria das mulheres e alguns homens têm as indesejadas e populares celulite e estrias, que se apresentam em diferentes graus, maiores ou menores. 

A palavra "celulite" aplica-se a um processo inflamatório ou infeccioso que atinge o tecido celular subcutâneo, o que não é o que ocorre nesta condição conhecida pelos leigos, porém, na falta de um termo mais adequado, acabou se consagrando este termo entre as pessoas de modo geral.

Ocorre então pela formação de feixes de tecidos fibrosos que vão da pele até os músculos, e quando estes feixes apertam a gordura entre a pele e o músculo, ocorre aquele aspecto irregular da pele. 

As causas não são bem determinadas, e variam de predisposição genética, alterações hormonais, ganho de peso a até hábitos alimentares e sedentarismo.

                                           


Mais frequente nas coxas, quadris, nádegas e abdômen. Muitas pacientes chegam ao consultório perguntando sobre a possibilidade de acabar ou pelo menos melhorar a aparência desta área com celulite.

Atualmente, não existe "cura" nem "tratamento" ideal para isto, o que se tem são algumas opções de tratamento, como as que seguem abaixo:

Lipoaspiração: não elimina, mas reduz a celulite, através de cânulas especialmente desenhadas para romper os feixes fibrosos que formam a celulite. O problema é que, o organismo pode refazer essa aderência durante o processo de cicatrização, o que não garante a melhora completa do quadro.

Enxerto de Gordura: após uma lipoaspiração, pode ser usada gordura da própria paciente como enxerto para preencher o espaço do feixe fibroso, na tentativa de evitar a formação de aderência. Os resultados são melhores, mas não perfeitos, ocorrendo algumas recidivas, que podem ocorrer pela absorção da gordura enxertada, o que ocorre em graus variáveis. 



Endermologia: é uma massagem com rolos mecânicos que "prendem e sugam" a pele, tem sido proposta para tratamento da celulite isolado ou em conjunto com a lipoaspiração. Este tratamento pode produzir uma melhora temporária, mas resultados em logo prazo deste procedimento não-invasivo não estão claros clinicamente. Um estudo da conceituada revista Aesthetic Surgery Journal demonstrou que não houve benefício da Endermologia isolada em longo prazo em casos clínicos.

Manthus: é um equipamento computadorizado consistindo de um cabeçote com triplo ultrassom e ondas eletromecânicas que, em seu tratamento, rompe as células da gordura, fazendo com que esta seja eliminada pela urina, diminuindo o aspecto irregular e o volume da área tratada, melhorando também o grau de celulite. Muito frequentemente usado associado à endermologia.

Mesoterapia: pequenas quantidades de medicamentos homeopáticos injetados imediatamente abaixo da superfície da pele com o objetivo de "quebrar" a celulite, melhorando a circulação venosa e linfática. Atualmente não existe comprovação científica desta proposta.

Cremes e loções: cremes miraculosos e loções são frequentemente anunciados e vendidos com o objetivo de diminuir a celulite. Estes agentes tópicos contêm uma variedade de ingredientes, incluindo cafeína, chá verde, extrato de plantas, retinol, aminofilina e o antioxidante Dmae. 
Estas substâncias podem mascarar temporariamente pela hidratação e edema que produzem, mas não têm nenhuma evidência científica de sua eficácia a longo prazo.


Concluído então, embora algumas alternativas possam oferecer melhora temporária do aspecto irregular da pele com celulite, até agora não existe nenhuma "cura" definitiva para está condição.

Já as estrias, são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais.

Muito comum surgirem durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. 

Atinge ambos os sexos, porém é mais frequente no feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres. A ruptura das fibras elásticas causa lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen (gravidez), mamas e costas (homens). 

Inicialmente as lesões são róseas ou avermelhadas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. em pessoas da pele morena, as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele da área afetada tem consistência frouxa. 

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. De qualquer forma, recomenda-se hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar engordar demais e muito rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Nas meninas, na fase de puberdade , estes cuidados são muito importantes, pois é nesta época que costumam surgir estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase de crescimento pode causar estrias horizontais no tronco (dorso). 

Infelizmente, as estrias são lesões irreversíveis e, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele em redor. 



Para quem não se conforma com sua presença, alguns tratamentos, apesar de suas limitações são:

Tratamentos com ácidos: alguns ácidos, quando aplicados na pele, como o ácido retinoico  provocam a formação de colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode provocar descamação e vermelhidão na pele.

Peelings: têm a mesma ação dos ácidos, mas de uma forma mais acelerada e intensa, devendo ser realizado por profissional acostumado com o procedimento, para evitar complicações.

Subcisão(Subcision): consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de colágeno que preenche a área onde o tecido estava degenerado. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também dá origem à formação de colágeno.

Carboxiterapia: tem sido ultimamente o tratamento de escolha para estrias. Consiste na injeção, através de agulha muito fina, de gás carbônico aquecido logo abaixo da pele e ao longo da estria. Este gás provoca o chamado "efeito Borr", por uma intensa vasodilatação local e grande aporte de oxigênio, além de provocar, pelo stress de distensão da pele, a formação de colágeno dentro da estria, melhorando em muito seu aspecto.



Associação de Métodos: na maior parte das vezes, opta-se por uma associação de mais de um método, para melhores resultados. Importante enfatizar que estes são procedimentos médicos e apenas médicos ou profissionais de nível superior (supervisionados por médicos) acostumados com o tratamento das estrias devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso.


Category:

0 comentários