Cuidado com os olhos da criança!

Unknown | sexta-feira, janeiro 04, 2013 | 1 comentários





A melhor forma de proteger a visão de seu filho é através de exames profissionais periódicos.
Uma visão ruim pode interferir desfavoravelmente no comportamento social do seu filho, tornando-o mais tímido e isolado, alterar o seu rendimento escolar e interferir na sua auto-estima. 
O melhor momento para iniciar o cuidado com os olhos é logo após o nascimento, realizando o fundamental “teste do Olhinho”. Este teste irá através da visualização do reflexo pupilar e de outras medidas, permitir o diagnóstico de diversas doenças oculares. 
Após este momento, mantenha-se sempre de olho no comportamento da criança em busca de sinais que apontem para problemas visuais, como por exemplo, aproximar muito os objetos dos olhos ou se manter sempre com o pescoço torto, pois podem indicar uma miopia, ou mesmo um estrabismo. 
Outros sinais que são sugestivos de problemas oculares:


Esfregar os olhos excessivamente
Piscar excessivamente.
Fechar com frequência um dos olhos.
Apresentar protrusão (deslocação para a frente de um órgão) de um ou ambos os olhos.
Ter irritações oculares freqüentes.
Apresentar lacrimejamento, pálpebras inchadas ou avermelhadas.

Ainda que não perceba qualquer alteração de comportamento relacionado à saúde dos olhos é importante avaliá-lo antes dos quatro anos de idade. 

Neste exame será medida a capacidade visual, pesquisado os reflexos oculares, se ambos os olhos estão saudáveis, se necessitam de óculos e avaliado o fundo de olho e nervo óptico. 

O exame também será direcionado à presença de estrabismo, ou desvio ocular, que às vezes é pequeno e pode passar despercebido mas ocasionar um déficit de visão do olho desviado, inclusive impedindo o seu desenvolvimento visual integral, condição que deve ser tratada de imediato. 

Após esta etapa, o exame deve ser realizado – se possível anualmente. É importante observar que o desenvolvimento completo do sistema ocular, se completa por volta dos seis a sete anos de idade e até este momento é possível tratar as condições com maior êxito e facilidade, daí a importância da avaliação anual.

Outro ponto de grande importância para a manutenção da saúde ocular é a atenção às medidas preventivas de acidentes, grande ponto de freqüentes problemas. Leia algumas dicas:

Retire do alcance do seu filho os objetos pontiagudos, pois podem causar sérios acidentes. Além disso, certifique-se de que seu filho está sendo adequadamente supervisionado ao manusear objetos desse tipo.

Evite que o seu filho manuseie brinquedos como dardos, arco e flechas, bolinhas de chumbo e espingardas de pressão ou fogos de artifício.



É fundamental manter todos os produtos químicos – incluindo material de limpeza, tintas, pesticidas e colas – fora do alcance das crianças.

Mantenha produtos químicos em geral, colírios e outros medicamentos fora do alcance da criança, pois a curiosidade tão característica delas pode ocasionar graves acidentes com os olhos, como a instilação de colas, produtos de limpeza e de outras substâncias lesivas para os olhos.

A prevenção é quase sempre a solução, mas em caso de acidentes, lave a região abundantemente com água corrente e dirija-se para o serviço de oftalmologia mais próximo do local onde se encontra.

ALGUMAS DICAS COM CARÁTER EDUCATIVO, PARA CUIDAR OS OLHOS DAS CRIANÇAS. 

O BEBÊ JÁ NASCE ENXERGANDO?

Não, ele apenas percebe luz e vultos, os quais não sabe interpretar. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com os seus olhos, irá desenvolver progressivamente sua visão

QUANDO A CRIANÇA DEVE SER LEVADA PARA EXAME OCULAR?

O aconselhável é examinar a criança com 4 a 6 anos ou em qualquer momento em que ocorra uma alteração nos olhos. Caso os pais apresentarem problemas oculares como estrabismo (olho torto), grau alto de óculos ou visão baixa , o exame deve ser feito nos primeiros anos de vida.

SITUAÇÕES QUE PODEM INDICAR NECESSIDADE DE USO DE ÓCULOS

Reclamar de dor de cabeça e/ ou lacrimejamento durante ou após esforço visual (na escola, TV , leitura)
Aperta ou arregala aos olhos para ver melhor ;
Aproxima-se da TV ou do livro para ler;
Evita brincadeiras ao ar livre;
Apresenta desinteresse na leitura;
Apresenta mudanças do comportamento, olhos vermelhos após leitura e caspa nos cílios.



COMO POSSO LIMPAR OS OLHOS DO BEBÊ?

Deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Fazer movimentos delicados sem apertar os olhos

LEITE MATERNO PODE CURAR CONJUNTIVITE?

Não, se acontecer nos olhos do bebê, o recomendável é levar ao oftalmologista que receitará colírios específicos para o problema.
Algumas conjuntivites são perigosas e, se não tratadas corretamente podem levar a cegueira

ALGUM TIPO DE ESFORÇO VISUAL PODE ENFRAQUECER A VISÃO?

Não, , esforços visuais como “estudar demais”, “ler com pouca luz”, uso constante de TV, Computadores, Videogames , não causam lesão ocular, qualquer que seja a idade. Podem deixar os olhos vermelhos, irritados e ardendo, se houver um exagero no período que a criança permanece assistindo TV, brincado videogame ou no computador, aconselha-se que após 2 horas de uso destes monitores, deve-se parar por 5 a 10 minutos (fechando os olhos ou olhando para longe)

QUAL O MELHOR TIPO DE ILUMINAÇÃO DURANTE OS ESTUDOS DA CRIANÇA?

O ideal é com luz branca e sem sombras no papel. A má iluminação pode provocar cansaço visual e conseqüentemente mau rendimento escolar



DOENÇAS OCULARES NA CRIANÇA

O QUE É HIPERMETROPIA?

É quando o olho é menor que o normal, o que faz com que a imagem se forme atrás da retina, podem ter dificuldade em enxergar para perto. Se não usar óculos pode ter tonturas , dores de cabeça, cansaço visual, principalmente se estão escrevendo , lendo ou pintando. Geralmente são crianças mais dispersivas e que dão preferência à brincadeira ao ar livre.

MIOPIA

Aqui o olho é maior que o normal, a imagem é formada am um ponto anterior a retina, o que provoca perda de nitidez à distância. Crianças míopes que não usam óculos são mais tímidas, preferindo atividades como leitura, pintura ou atividades próximas.

ASTIGMATISMO

Quando a córnea não é esférica , ocorre uma percepção de uma imagem distorcida, quando não usa óculos os portadores dessa alteração podem apresentar : dores de cabeça, ardor ocular e olhos vermelhos durante os esforços visuais para perto ou para longe, este distúrbio pode estar associado à miopia ou hipermetropia.

ESTRABISMO E AMBLIOPIA

O estrabismo é uma doença que não melhora espontaneamente . Pode ser congênito (estar presente ao nascimento ou surgir nos primeiros meses de vida) ou adquirido (associado à fraqueza muscular, à hipermetropia, ou à miopia) . Podem acontecer em um olho só ou nos dois olhos., se não tratado pode levar a AMBLIOPIA (olho preguiçoso)

Quando diagnosticado o Estrabismo deve ser considerado URGÊNCIA , em oftalmologia, já que a visão se desenvolve até aproximadamente os 7 anos de idade, após isso a recuperação é difícil.

O tratamento para ambliopia é a oclusão do olho bom, forçando desta maneira o olho preguiçoso a enxergar. Em geral associa-se o uso do óculos.

Pais estrábicos, com alta hipermetropia, miopia ou ambliopia, devem levar os filhos o quanto antes ao oftalmologista.

CASPAS NAS BORDAS DOS CÍLIOS

É atribuída a uma inflamação na pele das pálpebras, recebendo o nome de “Blefarite”. O tratamento é limpar as pálpebras com xampu neutro, durante o banho, mantendo os olhos fechados

COMO AGIR NO CASO DE CONJUNTIVITE E EVITAR QUE OUTRAS PESSOAS SE CONTAMINEM?

Não deixe a criança coçar os olhos;

Peça para que lave as mãos freqüentemente com água e sabão (inclusive embaixo das unhas –utilizando-se de uma escovinha) e após isso, enxaguar com álcool;

Troque a toalha e fronha da criança todos os dias ( a toalha de mão que a criança vai usar, não deve ser usada por outras pessoas)

Não interrompa, por conta própria, o usos do medicamento prescrito, mesmo apresentando melhora nos primeiros dias, pois se o tratamento não for completo, a conjuntivite pode voltar;

Não deixe a criança dar beijos ou cumprimentar alguém com as mãos ;
Pode retirar a secreção (ramela) ocular do olho da criança, utilize-se de água filtrada, fervida e morna;

Peça afastamento do seu filho da escola por 7 dias. Se necessário solicite atestado para o oftalmologista;

A criança não pode tomar banho em piscina, mar ou banheira;

Reforce a alimentação com sucos ricos em vitamina C, evite excesso de exercícios físicos e garanta que ela durma bem

O QUE FAZER QUANDO CAI UM PRODUTO QUÍMICO NO OLHO DA CRIANÇA?

PRIMEIRO: vá até a torneira e lave os olhos em água corrente por 20 minutos sem parar

APÓS: pegue um cotonete, molhe-o na água e passe na parte interna das pálpebras da criança

SÓ ENTÃO: vá procurar ajuda em um pronto socorro ou com seu oftalmologista!

QUAIS AS MELHORES LENTES PARA A CRIANÇA QUE JOGA FUTEBOL?

Devem ser de acrílicas ou de policarbonato, além de fixar a armação na orelha.

O QUE FAZER SE ENTRAR UM CISCO NO OLHO DA CRIANÇA?

Se o risco estiver na parte transparente (córnea), que fica na frente da região colorida do olho, não se deve mexer! Porém, se estiver na pálpebra inferior ou superior ou sobre a parte branca pode ser retirado com um cotonete ou ponta de lenço limpo.
O ideal é sempre levar para um atendimento médico.



NATAÇÃO CAUSA PROBLEMAS NOS OLHOS?

Os germes, os produtos químicos e poluentes, podem causar problemas nos olhos de quem faz natação ou esportes aquáticos.Assim, o uso de óculos apropriado é indicado!
No caso de irritação após a piscina , praia, exposição ao vento e sol, faça compressas com um pano limpo, gaze ou algodão embebido em água fria(não gelada) sobre os olhos fechados.

COMO USAR COLÍRIOS E POMADAS OFTÁLMICAS EM CRIANÇAS?

COLÍRIOS:

Evitar encostar o bico do colírio nos cílios na hora de usá-los;

Não colocar a boca da tampa virada para baixo, evitando assim o contato e a contaminação com a superfície de apoio;

Colírio aberto por muito tempo deve ser desprezado; 

Caso seja necessário uso de dois colírios, dar um intervalo de 10 minutos entre um colírio e o outro;

Somente usar colírios prescritos pelo oftalmologista, até mesmo colírios ditos “água com açúcar” podem acarretar danos para os olhos;

Cuidado com a data de validade do produto;

Feche o colírio e a pomada imediatamente após ou uso.

COMO DEVEM SER OS ÓCULOS DA CRIANÇA E QUAIS OS CUIDADOS?


Só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomenda-se que sejam conferidos após serem feitos;

As armações de acrílico são mais resistentes;

As hastes que se prendem atrás da orelha são melhores para as crianças;

As lentes devem ser de acrílico (são mais leves, mais riscam mais) ou policarbonato;

Evitar lentes com anti-reflexo para crianças, pois sujam mais facilmente;

Quando o grau for elevado, pode-se usar lentes especiais que deixam os óculos mais leves e mais finos;

Trocar os óculos sempre que a armação estiver usar cola na lente dos óculos , colocando o tampão na pele ou na armação;

Para limpar os óculos, utilize-se de água, sabão e um pano limpo e macio.

IMPORTANTE
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site possuem apenas caráter educativo.

LEMBRE-SE A VISÃO É O SENTIDO MAIS IMPORTANTE DO SER HUMANO, POR ISSO DEVE-SE CUIDAR MUITO BEM DA SAÚDE VISUAL

Material retirado do MANUAL DA BOA VISÃO DO ESCOLAR
Autores: Regina carvalho de Salles oliveira, Newton Kara José, Carlos Eduardo Leite Arieta
Coordenação : Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Ministério da educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento


www.sopape.com.br



Category:

Um comentário:

  1. Esta postagem sobre como cuidar os olhos de uma criança, esta muito interessante, pois trata desde o nascimento do bebe até quando o mesmo esteja já frequentando a escola. Não deixem de acessa-la, esta muito educativa.

    ResponderExcluir