Quais são os tipos de lipoaspiração existentes no mercado?

Unknown | sábado, janeiro 05, 2013 | 1 comentários






Existem diversos tipos de lipoaspiração, desde a mais tradicional sugerida na década de 70, até as realizadas a laser, método mais recente no mercado. Outras opções são a lipoaspiração com ultra-som, vibrolipoaspirador e "lipo-light". 

O que difere em cada uma delas é basicamente a técnica empregada para facilitar a retirada da gordura, infiltrando-se soro fisiológico na região a ser aspirada, ou utilizando aparelhos que emitem vibrações para fragmentar a gordura, laser ou ultra-som, que desagregam as moléculas de gordura facilitando sua retirada.

Na lipoaspiração tradicional, o método consiste na introdução de uma cânula metálica no subcutâneo que ligada a um aparelho de fazer vácuo, aspira quantidades de gordura.

À medida que a cânula é movimentada no interior da zona de acúmulo de gordura, esta é absorvida para dentro da cânula, sendo retirada do subcutâneo, como é denominada a camada localizada abaixo da pele, região onde se acumula a gordura localizada.

Este é o método mais comum, mas existem outros métodos que surgiram. A cirurgia é precedida de exames laboratoriais e avaliações clínicas. O procedimento é realizado com anestesia peridural, associada à sedação, o que traz conforto e segurança ao paciente. 

A alta se dá após 6 a 12 horas e recomendam-se dois ou três dias de repouso com a utilização de um modelador corporal, as "cintas" , por um período de 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como sessões de drenagem linfática, para rápida diminuição do edema (inchaço).


Como toda a intervenção cirúrgica, a lipoaspiração apresenta riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais, é considerada uma cirurgia segura. Se todos os critérios técnicos de segurança forem respeitados, e o cirurgião for membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os riscos são mínimos.

Em todos esses casos, é importante que o paciente não tenha uma expectativa fantasiosa quanto aos resultados. Frequentemente os pacientes têm uma expectativa de correção completa de todas as suas irregularidades de gordura localizada.

Acontecem muitos casos de pacientes que chegam ao consultório com desejo de retirada de todos os excessos de gordura, em muitas regiões do corpo, o que nem sempre é possível. Por isso é importante uma conversa franca entre cirurgião e paciente para sanar dúvidas e diminuir as fantasias que porventura possam existir no imaginário do paciente.

Quantos tipos de lipoaspiração existem? A base da lipoaspiração é a mesma, o que muda são os aparelhos utilizados no procedimento e a forma como ela é realizada. As opções que existem no mercado são: 

A "minilipo" ou "lipo-light" = nada mais é que uma lipoaspiração com anestesia local. Técnica antiga, sem nenhuma novidade. A diferença é que é realizada por partes, em vez de fazer todas as regiões do corpo. Quanto ao resultado, é mais arriscada, pois a chance de ter irregularidades e assimetrias entre as partes lipoaspiradas em dias diferentes é maior do que em uma lipoaspiração única, além da insatisfação pelo paciente por retirar menor quantidade de gordura que o esperado. Por ser com anestesia local, sem nenhuma sedação, muitas vezes o paciente sofre com dores e o procedimento acaba não sendo realizado de forma adequada.

Lipoaspiração: é uma técnica cirúrgica, na qual a gordura é aspirada através de uma cânula conectada a uma seringa ou à uma bomba de sucção. É da especialidade da cirurgia plástica, sendo regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade cirúrgica, ou seja, apenas os cirurgiões estão aptos a realizá-la.

Lipoescultura: é uma lipoaspiração na qual parte da gordura aspirada é injetada (enxertada) em outra parte do corpo (vincos da face, glúteos, depressões  etc) visando um preenchimento desta área. Parte da gordura enxertada (em torno de 40% ou mais) é reabsorvida. A gordura que "pegar" fica permanentemente no local aplicado.



Vibrolipoaspiração: é a lipoaspiração realizada a partir de um aparelho que faz a cânula vibrar, conectado a uma bomba de sucção, facilitando a penetração na gordura. Aparentemente a aspiração é menos traumática, com menor sangramento, menor dor pós-operatória. Desvantagem: um custo adicional devido ao uso do aparelho.

Lipoaspiração Ultra-sônica: é a lipoaspiração em que na primeira fase se insere uma cânula com ponta de ultrassom, que visa liquefazer a gordurar. Logo em seguida, faz-se a lipoaspiração tradicional, para aspirar à gordura liquefeita e a que não foi totalmente liquefeita. 

A vantagem aparentemente é uma menor dor pós-operatória e um menor sangramento. Desvantagem: custo adicional pelo aparelho, risco de queimadura de terceiro grau pela cânula de ultrassom, lesão da gordura pelo ultrassom, impedindo de enxertá-la (lipoescultura).

Lipoaspiração a Laser: é igual à ultra-sônica, mas com laser no lugar do ultrassom. É muito pouco realizada, sendo seus resultados ainda pouco estudados. Também tem risco de queimadura, se a ponta do laser ficar parada por algum tempo no subcutâneo, além do custo adicional do aparelho.


É comum a ideia de que a lipoaspiração é uma cirurgia perigosa, de grande risco. Isso se deve aos eloquentes relatos pela mídia das complicações advindas de operações, realizadas frequentemente em clínicas sem habilitação e até em consultórios. 

Por outro lado, alguns se referem à lipo como se esta não fosse considerada cirurgia. Ouvimos frequentemente a frase; "Doutor, preciso fazer uma cirurgia ou só uma lipo resolve?" Esta noção de simplicidade do procedimento, baixo risco e rápida recuperação têm sido muito divulgados pela imprensa, levando muitos a esta enganosa percepção da lipoaspiração.

Para concluir, a lipoaspiração é uma cirurgia segura, desde que realizada em ambiente devidamente habilitado para o procedimento (clínica ou hospital) e com um cirurgião plástico especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Category:

Um comentário:

  1. Matéria muito interessante. Já programei para o ano que vem uma lipoaspiração no abdômen e pernas, na clínica Master Health. Estou muito ansiosa para fazer os procedimentos, tenho certeza que vou gostar muito do resultado.

    ResponderExcluir