Os benefícios do ovo

Unknown | terça-feira, janeiro 01, 2013 | 0 comentários






Olá, tudo bem? Espero que sim! Comigo, embora ninguém pergunte, esta tudo ótimo. Bom, hoje vamos saber um pouco sobre os benefícios do ovo, que alias, eu adoro! Mas, vamos falar sério, sempre temos algumas duvidas a respeito daquele alimento que gostamos mas não sabemos ao certo se ele faz tanto bem ou mal, não é verdade? Essa semana uma amiga me perguntou sobre o OVO. Então, em sua homenagem, resolvi escrever sobre ele.
As proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo. Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade produzem força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em idosas.
A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos proveem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja, metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.
Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos.

Luteína e Zeaxantina, dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais bio disponível que a luteína de outros alimentos.
Agora, para encerrar, uma curiosidade: o valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, se coagulam.

Category:

0 comentários