Tumores de pele e sua prevenção

Unknown | sábado, janeiro 05, 2013 | 0 comentários



A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividida em duas camadas: a externa, chamada Epiderme e a outra, interna, chamada Derme.


A pele tem várias funções como: proteção do corpo contra o calor, a luz, as infecções e é responsável pela regulação da temperatura do corpo, assim como pela reserva de água, vitamina D e gordura. 

Embora o câncer de pele, que geralmente se apresenta nas áreas de exposição solar de nosso corpo, seja o tipo de câncer mais comum no Brasil, respondendo por 25% de todos tumores malignos registrados, quando detectado precocemente, este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. 

Existem vários fatores de risco, como químico (arsênico), a radiação ionizante (raios-X), processo irritativo crônico (úlcera de Marjolin pós-queimadura), genodermatoses (xeroderma pigmentoso) e principalmente a exposição aos raios ultravioletas do sol. 

Este tipo de lesão é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e raro em crianças e negros. As pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele. 

Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares. 

Este tipo de câncer pode se apresentar em diferentes linhagens. 



Os mais comuns são:

Carcinoma Basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o Carcinoma Espinocelular ou Epidermoide  com 25% dos casos e o Melanoma, o mais grave, com origem nos melanócitos e detectado em 4% dos pacientes.

Carcinoma basocelular: normalmente aparece na face, no pescoço e nas mãos, como uma "casquinha" que não cicatriza ou um pequeno nódulo. Raramente podem aparecer no tronco e apresentarem superfície lisa. Mais frequente em pessoas com cabelos e olhos claros (caucasianos). Raramente provoca metástase, mas pode se estender pela pele até atingir os ossos e provocar considerável dano local. Este é o tumor de pele mais comum e mais facilmente curável.

Carcinoma espinocelular ou epidermoide: pode aparecer como um nódulo avermelhado ou como uma região endurecida e descamativa. Mais comumente é diagnosticado em caucasianos e encontrado no lóbulos das orelhas, na face e nos lábios. Ao contrário do anterior, este provoca metástase  ou seja, pode se espalhar por outros órgãos. A possibilidade de cura é de 95%, quando tratado nos estágios iniciais.

Melanoma maligno: é sem dúvida o mais agressivo dos tipos de câncer de pele. Estima-se que, nos EUA, 32.000 pessoas desenvolvam este câncer anualmente e aproximadamente 6.800 morram. Graças ao maior acesso que as pessoas têm aos médicos, a taxa de crescimento de mortes vem diminuindo ano após ano, porque, igual aos outros dois tipos de câncer de pele, o Melanoma é curado nos seus estágios iniciais. 

O Melanoma pode aparecer de uma hora para outra sem avisos como uma pinta ou outras manchas escuras na pele. Por esta razão é muito importante conhecer as pintas de seu corpo para notar imediatamente qualquer mudança nelas.

A excessiva exposição solar também é apontada como causa mais provável para o aparecimento desta lesão, especialmente nas pessoas com pele mais clara, apesar de que a pele escura não ser uma garantia de não aparecimento de Melanoma, pois estes têm sido diagnosticados em pessoas de pele morena ou preta, principalmente nas palmas das mãos, na sola do pé, sob as unhas ou na boca. Os sinais a serem observados em um Melanoma são a assimetria no formato, as bordas irregulares, a cor bastante escura, com variações de preto e marrom e o diâmetro maior que 6 milímetros.

Estas lesões de pele, quando aumentam de tamanho, mudam de cor, ulceram (fazem feridas) ou causam coceira, devem ser manipuladas o mínimo possível e retiradas cirurgicamente , sendo mandadas para exame pelo patologista, quando aí teremos o diagnósticos correto. Se todo material for retirado e as bordas cirúrgicas estiverem livres deneoplasia, poderemos ter certeza do sucesso da operação.


As excisões devem obedecer às linhas de força da pele e retiradas com a melhor técnica cirúrgica, utilizando-se material delicado para se obter o melhor resultado estético. Para obtermos bons resultados, é necessário que procuremos o médico assim que notarmos as transformações descritas acima. Além disto, quanto menor for a lesão, mais simples a sua retirada, melhor o resultado cirúrgico e estético e menor dor de cabeça em sua evolução!

Category:

0 comentários