25 Fatos Sobre o Câncer

Unknown | domingo, janeiro 13, 2013 | 0 comentários







Câncer é um grupo de doenças que ocorrem quando as células se tornam anormais, dividindo-se e formando mais células, sem controle ou ordem. O câncer é resultado de uma série de alterações nos genes que controlam o crescimento e o comportamento celular. A ocorrência e a falta de controle dessas alterações gênicas são objeto de intensas pesquisas médicas em todo o mundo. Alguns desses genes são hereditários e seus portadores podem ter predisposição ao câncer, enquanto outros tipos de câncer são considerados esporádicos.
25 fatos sobre o Câncer:
1. Câncer, é uma palavra derivada do grego “karkinos”
2. Câncer não é uma doença única, mas 200 doenças distintas, cada uma delas com suas próprias causas, história natural e tratamento.
3. O câncer compreende um grupo de doenças que aflige a raça humana e a animal.
4. O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo, desordenado e incontrolado de células que ao alcançarem uma certa massa, comprimem, invadem e destroem os tecidos normais vizinhos.
5. Não se conhecem a causa ou causas de 85%-90% do câncer.
6. Câncer ambiental é aquele em que o meio ambiente tem papel direto ou indireto em sua causa.
7. Em 1802 na Inglaterra, o “Comitê da Sociedade para melhorar as condições e conforto dos pobres” colocou entre 13 perguntas a seguinte: “Há alguma influência do clima ou das condições locais que facilitem qualquer tipo de câncer em qualquer parte do corpo?”
8. Os estudos epidemiológicos indicam que os fatores ambientais são importantes na causa da maioria dos cânceres.
9. De 80% a 90% dos cânceres resultam de fatores ambientais.
10. A idade é a determinante mais importante para o risco de câncer.

11. Na maioria dos carcinomas (Ca epiteliais) as taxas de incidência aumentam constantemente com a idade. Isto se explica pelo efeito cumulativo da exposição à diferentes tipos de carcinôgenos.
12. Para alguns tipos de tumores (leucemias e tumor de testículo) a maior incidência ocorre nos primeiros 4 anos de vida e entre os 20-24 anos, respectivamente.
13. Fumar dá câncer.
14. Exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer da pele.
15. O câncer ocorre a qualquer idade, porem é mais freqüente em pessoas de idade avançada.
16. A cura do câncer é definida como: ausência de tumor após o tratamento, por um período de vida tão longo como o do aquele que não teve câncer.
17. O câncer não é uma desgraça social, uma punição divina ou um estigma pessoal.
18. Os oncologistas, com as novas tecnologias e tratamentos, hoje oferecem maior índice de cura respeitando a dignidade do ser humano, sua qualidade de vida e relacionamento familiar e social.
19. A cura do câncer depende de tratamento multidisciplinar.
20. Os fatores ambientais (macro e micro) são responsáveis por 80% dos tumores malignos, e os fatores endógenos e genéticos responsáveis pelos outros 20%.


21. América Latina tem alta incidência de tumores associados com a pobreza (colo do útero e estômago).
22. Os dados de mortalidade mostram que os tumores malignos ocupam os primeiros lugares em todos os paises, e a tendência é de aumentar na faixa etária de 45-65 anos.
23. A faixa de mortalidade por câncer é maior entre as mulheres do que nos homens em todos os paises, numa faixa etária de 30-64 anos. Isto se explica pela alta incidência de colo de útero e mama.
24. Alguns tipos de câncer, se diagnosticados em tempo e tratados corretamente, tem cura.
25. As crianças respondem melhor ao tratamento oncológico.

Category:

0 comentários