As vantagens e desvantagens no consumo de refrigerantes

Unknown | segunda-feira, janeiro 14, 2013 | 0 comentários








Vantagens no consumo de refrigerantes:
  • Bebidas gaseificadas são refrescantes e podem ser uma rápida fonte de energia
  • Beber ginger ale (bebida feita com gengibre) ou refrigerantes de cola pode aliviar e fornecer energia para pessoas que não conseguem ingerir alimentos sólidos
Desvantagens no consumo de refrigerantes:
  • Contêm grandes quantidades de açúcar e de ácidos que engordam e provocam cáries
  • O alto teor de fósforo pode interferir com a absorvição de cálcio
  • A cafeína pode causar problemas de saúde em adultos ou problemas de comportamento e desenvolvimento em crianças
A água com gás foi inventada no século XVIII, aproveitando a moda de beber água naturalmente gasosa. A predileção por bebidas com gás (que eram originalmente remédios para ressaca) sempre existiu.
De modo geral, os refrigerantes são classificados como bebidas não-alcoólicas, e as bebidas com gás são classificadas como soda, ou em alguns lugares simplesmente como refrescos. Em sua maioria, são água com gás misturada a açúcar ou a adoçante artificial e a corantes. Muitos também contêm cafeína.
Além do impulso energético rápido da cafeína e do açúcar, a maioria dos refrigerantes tem pouco ou nenhum valor nutricional. Uma garrafa pequena de refrigerante de cola contém aproximadamente 100 calorias, já um refrigerante diet, adoçado artificialmente, tem menos de 10 calorias, embora possa conter cafeína.
Implicações para a saúde
Um refrigerante, uma vez ou outra, não faz mal. Mas beber refrigerante regularmente aumenta a ingestão de calorias inúteis que pode causar excesso de peso. Essas bebidas são prejudiciais para os dentes. O açúcar estimula o crescimento das bactérias causadoras das cáries, e pode conter ácidos que danificam o esmalte dos dentes.
Os consumidores devem ler os rótulos cuidadosamente, para conhecer o real conteúdo dos refrigerantes e das águas minerais. Refrigerantes de cola, por exemplo, contêm grandes quantidades de fosfato, que atrapalham a absorção de cálcio. Crianças e adolescentes que tomam refrigerante em vez de leite estão deixando de ingerir cálcio, que é essencial para o desenvolvimento dos ossos. Alguns refrigerantes e águas minerais também podem conter alto níveis de sódio. Quando uma criança toma uma lata de refrigerante contendo 50 mg de cafeína, ela está ingerindo o equivalente ao que um homem adulto consome em duas xícaras de café. Nos adultos, o excesso de cafeína pode elevar a pressão arterial e provocar arritmia.
Quando os pacientes não podem ingerir outros alimentos ou bebidas, pode-se recorrer aos refrigerantes para obter energia durante o período em que estão doentes. Algumas pessoas acreditam que beber ginger ale ou refrigerante de cola alivia a náusea associada à enxaqueca e ao enjôo das mulheres grávidas.
Não se deixe enganar por bebidas com sabor de fruta. Ao ler os rótulos, descobre-se que bebidas com sabor de fruta sem gás contém menos de 10% do suco de fruta e altas quantidades de adoçantes e de corantes.
Consumidos com moderação, os refrigerantes podem não ser prejudiciais. O perigo está em tomar em grandes quantidades com frequência, pois os refrigerantes matam a fome e substituem os nutrientes essenciais da alimentação. Crianças que abusam de bebidas açucaradas um pouco antes ou durante as refeições podem perder o apetite e deixar de comer alimentos saudáveis e nutritivos.
Bebidas saudáveis
Pode-se preparar bebidas saudáveis e econômicas em casa, misturando água gasosa com frutas frescas picadas, ou com polpas e xaropes de frutas vendidos em lojas naturais ou supermercados.
Evidências médicas da relação entre refrigerantes e obesidade
Um estudo norte-americano publicado no periódico médico The Lancet sugere que beber um refrigerante por dia aumenta em 60% as chances de uma criança se tornar obesa. O estudo, do Children’s Hospital em Boston, Massachussets, acompanhou 548 crianças de 11 e 12 anos durante dois anos. Os pesquisadores descobriram que para cada lata ou copo de refrigerante que as crianças beberam neste período, seu índice de massa corporal aumentou e houve um aumento de 60% em suas chances de se tornarem obesas. Isso foi comprovado, independentemente da massa corporal inicial, da alimentação, dos hábitos de assistir tv e das atividades físicas. Uma possível explicação para essa relação pode ser o fato de que embora as pessoas tendam a comer menos durante uma refeição se tiverem consumido calorias em excesso na refeição anterior, isso não acontece se o excesso for proveniente de refrigerantes. É improvável que uma criança coma menos para compensar calorias extras do refrigerante. O resultado geral seria que a ingestão de calorias consumidas é maior que as calorias queimadas.
A relação entre refrigerantes e alimentos
Uma das razões para a relação entre refrigerantes e obesidade pode ser o fato de que muitas vezes são consumidos em fast-food gordurosos. O açúcar presente nos refrigerantes ativa o pâncreas a produzir insulina, mas a insulina também manda o organismo armazenar gordura. Portanto, quando o pâncreas recebe os efeitos do refrigerante, chegam o hambúrguer e a batata frita, e como o corpo tem mais insulina do que precisa para a refeição, armazena gordura em vez de queimá-la.

Category:

0 comentários